Na próxima sexta-feira (8), às 10h, os alunos da disciplina “Prática Instrumental” do curso de Música, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), farão no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) o recital “Oficina de violão à distância”.
De acordo com o professor Giann Mendes Ribeiro, o recital é fruto do resultado de dez intensas semanas de aulas de violão ministradas na modalidade à distância. “Esta pesquisa, em andamento, tem como objetivo investigar, sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação, a motivação na prática instrumental em aulas de violão à distância. Foram utilizadas diversas mídias integradas para a realização desse projeto piloto como as redes sociais, fóruns síncronos e assíncronos e videoconferências”, explicou.
Segundo o professor, que está cursando doutorado em em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o trabalho visa levar o desenvolvimento musical a todos os setores da sociedade. “Partindo do pressuposto de que todos os sujeitos são capazes de se desenvolver musicalmente, esta pesquisa visa a democratização do ensino musical através das estratégias e ferramentas da educação à distância, com o propósito de compreender a motivação sob as perspectivas sociocognitivas da motivação na prática instrumental (violão) à distância”, destacou.