Alunos de Gestão Ambiental realizam mutirão de limpeza no Campus Central

Estudantes do curso de Gestão Ambiental, do 2º e do 8º períodos, participaram na manhã de hoje, 26, de um mutirão de limpeza no Campus Central da UERN. O objetivo foi eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

A atividade, inserida na disciplina Análise de Risco Ambiental, foi coordenada pelas professoras Samylle Medeiros e Ana Cláudia Medeiros. O trabalho iniciou há algumas semanas, com um seminário e um mapeamento dos pontos críticos no Campus Central. “Esse mapeamento será finalizado na próxima semana. Apresentaremos o resultado em sala de aula”, explicou Samylle Medeiros.

Para a estudante Júlia Rélene, do 8º período, o mutirão serve como exemplo. “A gente sabe que é uma medida paliativa, mas outros estudantes podem fazer o mesmo gesto e com isso teremos um processo de conscientização da comunidade acadêmica”, afirmou Júlia Rélene.

Cerca de 50 alunos participaram do mutirão e recolheram materiais que poderiam servir de criadouro de larvas do mosquito.

O coordenador da comissão “UERN contra o Aedes”, prof. Etevaldo Almeida, pró-reitor de Extensão, elogiou a iniciativa. Outro mutirão semelhante foi desenvolvido por estudantes de Ciências Biológicas, no mês de março. Além disso, alunos dos cursos de Medicina e de Enfermagem também estão realizando palestras e tirando dúvidas das comunidades em escolas e Unidades Básicas de Saúde.