Alunos de escolas da rede pública fazem apresentações culturais no SIMPOSEDUC e SEMANARTE

O Programa de Residência Pedagógica (RESPED) e o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em parceria com o VI Simpósio de Pós-Graduação em Educação (SIMPOSEDUC) e a V Semana de Artes (SEMANARTE) receberam apresentações culturais de escolas da rede pública de Mossoró.

O evento teve como objetivo promover o encontro de estudantes, professores, artistas e sociedade em geral para refletir em torno da temática “Pesquisa em educação: processos criativos em tempo de reinvenção”.

A parceria nasceu a partir da discussão do tema do evento sobre o devir criança. Na oportunidade, o professor Hélio Júnior Rocha de Lima lançou a proposta que foi abraçada pelo RESPED e PIBID Pedagogia, através das professoras Antônia Batista Marques e Maria Cleonice Soares (orientadoras Resped), professora Míria Helen Ferreira de Souza e do professor Marcelo Bezerra de Morais (coordenadores de área do PIBID).

As crianças fizeram as aberturas das mesas, palestras e minicursos com apresentações artístico-culturais. Contamos com a colaboração das professoras preceptoras (RESPED), supervisoras (PIBID), bolsistas e voluntários dos programas.

No primeiro dia do evento (19/11), a Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho/PIBID, sob a coordenação da professora supervisora Siomara Batista Marques, apresentou uma dança intitulada “Conecte-se, desconectando” que dialogava acerca das relações de dependência do sujeito com a tecnologia na Feira de Profissões.

No dia 20/11, apresentou-se a Escola Municipal Senador Dinarte Mariz/PIBID, mediada pela professora supervisora Mirlândia Mendes de Vasconcelos Rodrigues da Silva, que colaborou com a coreografia “Lixo Digital” inerente a uma crítica ao uso da tecnologia como mecanismo para atos de violência virtual.

“Neste mesmo dia tivemos a participação das crianças da Unidade de Educação Infantil Adalgiza Fernandes Moreira/RESPED, encenando a dança Sítio do Pica Pau Amarelo, atividade articulada com a preceptora Maria Cleide A. Freire e mediada pelas professoras do Infantil I, Marta Priscila S. de Oliveira, Maria do Socorro F. Monteiro e Maria Elisabeth Fernandes”, diz a professora orientadora do RESPED, Antônia Batista Marques.

No dia 21/11, a Escola Municipal Raimundo Fernandes/RESPED apresentou a dança coreografada organizada pelas professoras de Educação Física Camila Carvalho e Michelly Dantas intitulada “Brincando eu me desconecto”, fazendo um resgate das brincadeiras e jogos no mundo tecnológico. Na ocasião, os alunos também assistiram e interagiram com a performance da palestrante doutora Fernanda Melo (UFPE/UFRN). A atividade foi articulada com a preceptora Shirley Karla Alencar da Costa Freitas.

No quarto dia do evento (22/11), contamos com a participação da Escola Estadual Professor José Nogueira/RESPED, com uma apresentação do projeto Setembro Verde intitulada “Sentindo na Pele”, que aborda o tema da inclusão de crianças com Necessidades Educacionais Especiais. Essa ação idealizada pelas professoras do AEE (Atendimento Educacional Especializado) da escola, Maria Nilcilene F. Batista e Maria Selidan de Sá e tivemos como articuladora a preceptora Tatiana Kelly Rebouças Gê.

“Em todas as atividades contamos com a presença das escolas, de professores, pais e alunos que vieram não somente apreciar a participação de suas instituições, mas conhecer a UERN e estabelecer uma relação com o espaço acadêmico. Foi um momento significativo, tanto para o evento e seus participantes como também para as crianças. Trouxemos alunos das escolas públicas para nos ensinarem sobre o devir criança e para dar-lhes o gostinho da Universidade que um dia será seu espaço formativo. Nesse encontro, articulamos a graduação, pós-graduação e educação básica, criando novas possibilidades de discussões científicas, formativas e humanizadoras”, relata a professora Maria Cleonice Soares.