Alunos das faculdades de Educação Física e de Filosofia e Ciências Sociais colam grau no Teatro Dix-huit Rosado

O ciclo de cerimônias de colação de grau do semestre letivo 2019.1, no Campus Central, começou de forma emocionante na noite desta segunda-feira (3). Ao todo, 75 graduandos, das Faculdades de Educação Física (FAEF) e Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), deixaram o Teatro Dix-huit Rosado já com o diploma em mãos.

Em um dos principais momentos da noite, o orador das turmas concluintes, João Paulo Jales dos Santos, do curso de Ciências Sociais, destacou o papel social da UERN em todo o Estado, sobretudo no interior.

“É a UERN quem forma a maior parte da mão de obra qualificada que atua no interior do Rio Grande do Norte e de outros estados”, salientou o graduando, acrescentando que a maior parte dos estudantes é proveniente de escolas públicas. O aluno destacou ainda a importância das bolsas e ações de assistência estudantil desenvolvidas na Universidade.

A relevância dessas ações também foi enaltecida pelo reitor Pedro Fernandes, que presidiu a solenidade. Em seu discurso, o reitor destacou também a adoção das cotas étnico-raciais e do argumento de inclusão social, que tem como objetivo priorizar o acesso de estudantes do Estado do RN aos cursos de graduação da UERN, acrescentando 10% à nota dos estudantes potiguares no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O reitor apontou ainda outros avanços registrados pela Universidade nos últimos anos, como a qualificação do corpo docente e o crescimento dos programas de pós-graduação, destacando o fato de essas conquistas terem se concretizado mesmo em um momento de crise econômica no Estado e no País.

“E hoje a UERN é uma instituição que entrega o diploma de vocês já na colação e diz: ‘Não vão embora. Nós temos aqui especialização, residência, mestrado, doutorado. Vocês podem continuar'”, ilustrou Pedro Fernandes.

A cerimônia foi marcada também pelo discurso emocionado da paraninfa das turmas, professora Andréa Maria Linhares Costa. A professora recordou parte de sua trajetória pessoal desde que conheceu a UERN e frisou o papel da Universidade no acolhimento de alunos que enfrentam adversidades que vão além da sala de aula. “E a UERN é uma instituição que tem essa característica de receber pessoas que vêm de uma situação de batalha”, frisou.

Nesta terça-feira, haverá, também no Teatro Dix-huit Rosado, a colação de grau das Faculdades de Serviço Social (FASSO), Letras e Artes (FALA) e Ciências Exatas e Naturais (FANAT). Já na quarta-feira, colam grau os alunos das faculdades de Educação (FE) e de Ciências Econômicas (FACEM).