Aluno com deficiência visual defende monografia sobre História e cultura africana

Na próxima segunda-feira, 6, o aluno do curso de História Saulo Lucas de Morais Dantas fará a defesa de sua monografia. O momento será às 15h30, no Departamento de História, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Saulo Lucas tem deficiência visual e a conclusão do curso de graduação representa uma grande conquista. “Saulo é um ótimo aluno e um pesquisador iniciante dedicado, literalmente um lutador. Ele luta capoeira, inclusive. Mas acho que sua maior luta foi superar suas limitações”, descreve o professor Me. Cléryston Rafaell Wanderley de Medeiros.

E foi inspirado na capoeira que Saulo Lucas desenvolveu o seu trabalho de conclusão de curso. A sua monografia é intitulada “”Vento que balança cana no canavial: um caminho metodológico para o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira a partir de um canto negro”. “Ele se adaptou às necessidades da problematização de fontes selecionando canções de capoeira. Se enquadra na categoria que nós, historiadores, chamamos de “fonte audio-visual”, informa o professor.

A banca de defesa da monografia do discente é comporta pelo professor orientador, o professor Dr. Carlos Eduardo Martins Torcato e a professora Me. Elizabeth Oliveira Amorim Morais.