Alegria e gratidão marcam discurso da reitora em exercício Fátima Raquel durante Assembleia Universitária

Em um discurso repleto de palavras de alegria e gratidão, a reitora em exercício da Uern, professora Fátima Raquel, manifestou a emoção de presidir a Assembleia Universitária em homenagem aos 53 anos da Universidade e de relembrar os avanços concretizados pela gestão que se encerrou nesta terça-feira (28).

Ainda no início do discurso, Fátima Raquel destacou seu contentamento ao ver o Teatro Municipal Dix-huit Rosado ocupado, em contraste com o cenário que observou um ano atrás, quando a Assembleia precisou ser realizada com poucos presentes, devido à pandemia do coronavírus.

“A imagem das cadeiras ocupadas, com todos mantendo os cuidados necessários, me traz de volta a este mesmo palco, há exatamente um ano, em um cenário um pouco diferente. Daqui onde estou, o vazio era impactante”, comparou.

De todo modo, ressaltou a professora, mesmo naquele momento foi possível sentir de alguma forma a presença da comunidade acadêmica, que somou forças para enfrentar a pandemia.

“Sozinha no palco, pude sentir a energia e a força de toda nossa comunidade, numa espécie de recado que parecia dizer: ‘Isso vai passar, estamos juntos’. Vocês não sabem o quanto isso foi importante”, frisou a reitora em exercício.

Fátima Raquel destacou o empenho da comunidade acadêmica para enfrentar os desafios recentes e apontou também o esforço constante da gestão de que fez parte para promover uma série de avanços na instituição.

“Nos últimos oito anos, a Uern conquistou algo fundamental para a sua visibilidade e reconhecimento como instituição de ensino superior: o caminho da consolidação acadêmica. A aposta na qualificação e reconhecimento de seus cursos de graduação e pós-graduação, o fortalecimento do seu quadro de pessoal, o investimento sério na assistência estudantil e uma política permanente de avaliação institucional desenharam um novo momento para a Uern”, enfatizou.

A professora também salientou os esforços voltados ao incremento da política institucional de comunicação e de transparência, sobretudo através da implementação de canais como o Sistema de Informação ao cidadão (E-SIC) e o Jornal Oficial da Universidade (Jouern).

Outro ponto ressaltado pela professora foram os avanços ligados à assistência estudantil. Em 2014, ilustrou, a Universidade investiu R$ 153 mil em auxílios estudantis. Já em 2020, comparou, o montante chegou a R$ 2,4 milhões, envolvendo recursos da Fonte 100 e de captação externa.

Ainda durante o discurso, Fátima Raquel agradeceu ao reitor Pedro Fernandes pelo companheirismo e amizade e à equipe de gestão que os acompanhou. A reitora em exercício também agradeceu à governadora do Estado, Fátima Bezerra, e ao prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, além de demais autoridades políticas presentes à cerimônia.

A professora destacou a alegria de presenciar o início da nova gestão, que tem à frente a reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas, e ressaltou o empenho de ambos em prol da educação pública e da Uern.

Emocionada, Fátima Raquel, ao fim do discurso, agradeceu à sua família e a toda a comunidade acadêmica e mostrou-se otimista e determinada em relação ao futuro.

“Com o coração leve e agradecido, encerro estas palavras, confiante de que tudo o que fizemos foi importante para chegarmos a este ponto, mas o melhor sempre está por vir. Sejamos fortes, corajosos e obstinados para seguir. Viva a Uern! Obrigada!”, destacou.