Agosto Lilás: mesa-redonda aborda o enfrentamento da violência contra as mulheres

A temática da violência contra a mulher foi discutida mais uma vez pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na tarde desta segunda-feira, 23, durante uma mesa-redonda da ação “A Uern abraça o Agosto Lilás: Os desafios contemporâneos no enfrentamento à violência contra as mulheres”. O evento realizado pela Ouvidoria, transmitido no canal Uern Oficial no YouTube, pode ser assistido AQUI.

O tema foi abordado pela professora Dra. Suamy Soares, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Mulher (NEM) Simone de Beauvoir da Uern, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Relações Sociais de Gênero e Feminismo (GEF/UERN) e militante feminista; pela professora Dra. Fernanda Marques, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Relações Sociais de Gênero e Feminismo (GEF/UERN), representante docente de Pós-graduação da Regional Nordeste da ABEPSS e pesquisadora na área de violência contra a mulher (GEF/ABEPSS); e por Francisca Jaqueline da Silva, coordenadora de Mulheres do DCE-UERN, discente da Faculdade de Educação.

Ao abrir o evento, a técnica de nível superior Séphora Edite, titular da Ouvidoria, também responsável pela mediação, destacou que o Agosto Lilás comemora em 2021 os 15 anos da Lei Maria da Penha, que é fruto de uma luta histórica das mulheres.

“Que o abraço da Uern ao Agosto Lilás não seja só um símbolo, mas um compromisso para com a defesa das mulheres e meninas que se veem vitimizadas em um mundo construído sob o viés do patriarcado dominante e que oprime, violenta e extermina vidas e vozes das nossas mulheres e meninas. Em pleno século 21 não podemos e nem vamos perpetuar este caminho, conclamamos a todes aqui presentes que abracem também este grande desafio. A Uern é e sempre será daqueles que respeitam os caminhos e que abrem as portas para o respeito e para a igualdade de gênero”, comentou.

A estudante Jaqueline Silva lembrou que as mulheres já nascem em um contexto de violência. “Falar desse tema na universidade é falar do que a gente já vive na sociedade”.

A professora Fernanda Marques fez um apanhado histórico das lutas feministas, explicou os tipos de violência cometidos contra as mulheres, apresentou dados alarmantes de casos e reforçou o papel da sociedade para combater esse cenário.

“É papel da universidade promover essa discussão, trazer ações efetivas e implementar políticas públicas de combate. Temos que nos unir enquanto rede. Não podemos nos calar diante da violência. A universidade tem que ser sujeito ativo nessa questão”, comentou.

A professora Suamy Soares enfatizou que a sociedade precisa combater a violência contra a mulher de forma mais contundente.

“Apesar de muitos avanços, de muitas conquistas, vemos todos os dias, infelizmente, manchetes sobre feminicídio acontecendo diariamente. A gente precisa mudar o nosso caminho.

Continua

Nesta terça-feira, 24, será realizado o minicurso “Aspectos práticos do enfrentamento à violência contra às mulheres – políticas públicas e rede de atenção às mulheres em situação de violência”. A transmissão será no canal Ouvidoria Uern no YouTube às 16h30.

Participam da atividade a professora Dra. Carla Fernandes, docente da Uern e doutora em Ciências Jurídicas e Sociais; Maria Helena de Medeiros Leite, assistente social do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Comarca de Mossoró, mestre em Serviço Social e Direitos Sociais pela Uern; a assistente social e deputada estadual Isolda Dantas; e Lilian Cynthia, guarda civil municipal de Mossoró, autora do projeto Patrulha Maria da Penha e mestre em Ciências Jurídicas.