Abertura do FESTUERN contou com presença de autoridades e espetáculos culturais

A abertura do décimo FESTUERN aconteceu na noite desta segunda-feira (13) no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A abertura do evento contou com a presença de autoridades e apresentação de espetáculos culturais sobre o FESTUERN e Ariano Suassuna. Estiveram presentes o Reitor em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Professor Aldo Gondim; a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte e Chanceler da UERN, Rosalba Ciarlini; a Secretária de Cultura de Mossoró, Maria Isolda Dantas, que representou a Prefeitura Municipal de Mossoró; o coordenador geral do evento, Alexandre Milne; o genro de Ariano Suassuna, Alexandre Nóbrega, além do Professor fundador do Festival, Felipe Caetano, o Coordenador de Cultura da Petrobrás em Mossoró, Geraldo Maia, dentre outras autoridades.

A noite solene teve início com a apresentação do grupo de violão do Programa de Criança, da Petrobras. Crianças e adolescentes tocaram músicas remetendo a cultura nordestina. Em seguida foram feitas homenagens aos 10 anos do Festival, com cordel e vídeos.  “Nos reunimos neste Teatro para marcar a abertura do décimo FESTUERN, evento importantíssimo para as escolas públicas envolvidas. O FESTUERN está em atividade o ano todo, com atividades regulares, como a formação continuada para alunos e professores, o pós-festival e outros eventos, hoje estamos iniciando a semana das apresentações teatrais”, declarou o Reitor em exercício Aldo Gondim.

O Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Professor Adalberto Veronese, destacou a importância do Festival para a descoberta de novos talentos artísticos no Rio Grande do Norte. “Para nós que estamos na extensão, o nosso prazer é ver o que está fora da Universidade, encontrar talentos escondidos nos interiores e mesmo na capital, hoje podemos ver crianças que fizeram parte do Festival estudando na nossa universidade”, destacou.

Durante a abertura do FESTUERN, foi lançado o livro comemorativo aos 10 anos do evento, organizado pelo coordenador geral do FESTUERN 2014, Professor Alexandre Milne. Ele afirmou que cada escola participante do evento irá receber uma edição do livro e destacou o crescimento do evento nesta décima edição. “O FESTUERN se propõe a oferecer diversas vivências através das artes integradas as escolas do Rio Grande do Norte. O Festival ao longo dos 10 anos vem agregando cerca de 20 escolas por edição, este ano temos 30 escolas e cerca de 600 crianças e adolescentes envolvidos no projeto, acredito que um dos maiores Festivais do Brasil”, ressaltou Alexandre Milne, Coordenador Geral do FESTUERN 2014.

A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, destacou a importância do FESTUERN para a cultura potiguar. “A cultura faz escola, faz caminho de transformação, deixa a escola viva e faz com que nossos alunos estejam presentes na escola, trilhem esse caminho e consigam realizar grandes conquistas. Hoje o FESTUERN já está no Estado todo. É assim que se constrói cultura e eu apoio e sempre apoiei eventos culturais, viva o FESTUERN”, afirmou. 

Durante a solenidade, o genro de Ariano Suassuna, Alexandre Nóbrega, recebeu a Comenda do FESTUERN, em nome do homenageado. Por fim, a companhia Cênica Ventura encenou a peça “Andarilhos do Coração”, que tem como base o texto “Torturas de um coração” de Ariano Suassuna. Assim foi encerrada a noite solene de abertura da décima edição do FESTUERN.

Mais FESTUERN – O Festival segue até o dia 20 de outubro, com peças teatrais nos períodos da tarde e noite. A entrada é 1kg de alimento não perecível. O FESTUERN 2014 é patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Câmara Cascudo e ainda pela Secretaria de Educação do Estado, com apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e TCM (TV Cabo Mossoró).

Além dos 30 espetáculos, haverá ainda a apresentação da companhia “A máscara de teatro” que fará as janelas culturais durante todos os dias de festival. 

Texto: André Mesquita – Estagiário/Assessoria de imprensa do FESTUERN