64º Fórum de Reitores da ABRUEM divulga Carta de Brasília

O 64º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) divulgou, ao final de suas atividades, a Carta de Brasília, documento assinado pelo reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e presidente da ABRUEM, Rangel Júnior, no qual é reafirmado o compromisso da entidade em defender os interesses nacionais e destacando o papel estratégico da ciência, tecnologia e inovação para elevar o país à justa e necessária condição de nação desenvolvida, em um modelo que afete positivamente a qualidade de vida e o bem-estar individual e coletivo.

No documento, os reitores das instituições filiadas à ABRUEM ressaltam que “o avanço científico e tecnológico tem associação direta, numa relação de causa e efeito, com o desenvolvimento. As nações que conseguiram atingir altos patamares de desenvolvimento são a melhor prova disso”. A Carta enfatiza que “os recentes e impactantes cortes e contingenciamentos aplicados pelos governos federal e estaduais aos recursos para a ciência, a educação e as instituições de ensino e de pesquisa – notadamente as universidades públicas brasileiras – colocam em risco o desenvolvimento presente e futuro do Brasil”.

Acesse a íntegra da Carta de Brasília clicando AQUI.

Texto e Foto: abruem.org.br