3º Encontro de Negras, Negros e Cotistas realiza conferência de abertura

Com o tema “Nunca foi sorte, eu sempre quis tá onde tô”, o 3º Encontro de Negras, Negros e Cotistas da Uern realizou, na noite desta terça-feira (16), sua conferência de abertura. Promovido pelo Diretório Central das e dos Estudantes Anatália de Melo Alves (DCE/Uern), pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e pelo Coletivo Enegrecer, o evento se estende até esta quarta-feira, sendo realizado de forma virtual e gratuita.

A conferência de abertura, que teve o mesmo tema do evento, contou com a participação da professora emérita da Uern Ivonete Soares, do coordenador de negras/os e cotistas do DCE, Olímpio Magalhães, da gestora ambiental e representante da Marcha Mundial das Mulheres e do Coletivo Enegrecer Plúvia Oliveira e do diretor de Combate ao Racismo da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ryan Rosa.

Durante a abertura do evento, a presidente do DCE/Uern, Yamara Santos, destacou a necessidade de que as discussões fomentadas pelo encontro estejam inseridas em diferentes âmbitos, incluindo o ambiente acadêmico.

“O nosso lugar também é dentro da universidade, é realizando trabalhos acadêmicos, é apresentando nosso modo de ser, de falar nossa história, a nossa escrita e apresentar para o outro um pouco do que nós somos e como a gente pode mudar pra mudar a sociedade”, destacou.

Também presente à solenidade, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, destacou o empenho dos realizadores do encontro e de membros da comunidade acadêmica que contribuíram diretamente para o avanço de causas e de discussões relacionadas à temática do evento.

“Para nós é uma alegria saber que esse evento volta a acontecer na nossa instituição, ainda que de forma virtual. Esperamos que no próximo ano estejamos participando desse momento de forma presencial”, comentou a reitora.

A professora também ressaltou a inserção do “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” no calendário universitário da Uern, aprovado no início deste mês pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

“Nós entendemos que colocar essa data no calendário vai chamar a atenção das unidades e dos departamentos pra discutir essa temática”, frisou a reitora. A data será celebrada em 20 de novembro de cada ano.

Também participaram da solenidade de abertura do evento a pró-reitora adjunta de Extensão e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), professora Eliane Anselmo, a deputada estadual Isolda Dantas e o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Uern, Erison Natécio.

Mais detalhes sobre a programação do evento podem ser acessados no perfil do DCE no Instagram.