38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação é aberto em Natal, tendo a UERN como anfitriã

Em solenidade bastante prestigiada, foi aberto oficialmente, na noite dessa segunda-feira (23), o 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, no auditório principal do Centro de Convenções de Natal, onde o evento acontece até quinta-feira(26), tendo a UERN como anfitriã.

Na cerimônia, além do reitor Pedro Fernandes, anfitrião do evento, compuseram a mesa de autoridades a secretária estadual de Educação, Cláudia Santarosa, representando o governo; o diretor do Departamento de Ecossistemas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Otávio Caixeta; o presidente da SBC, Lizandro Granville; e o diretor do Campus de Natal, Prof. Dr. Chico Dantas, que também é organizador-geral do CSBC e foi a figura mais festejada da noite, por seu empenho em trazer o evento para Natal.

O 38º CSBC é composto por 25 eventos paralelos e começou com mais de 1.300 inscritos de todas as regiões do país. Em sua fala na noite de abertura, o presidente Lizandro destacou que o Congresso é o evento mais importante da SBC e o maior em computação em nível acadêmico na América Latina, unindo profissionais de todo o Brasil. Granville destacou que o ensino da computação na base da Educação é, atualmente, uma das principais lutas da Sociedade, pois “o pensamento computacional é aplicado, hoje, no exercício de todas as profissões”.

O reitor Pedro Fernandes festejou receber o evento como anfitrião, pois lembrou que participava do Congresso desde quando era aluno. O magnífico não perdeu a oportunidade de apresentar todo o potencial da UERN aos participantes do Congresso, ressaltando a importância da Universidade para o Rio Grande do Norte e seu prestígio junto às comunidades acadêmica e científica do Brasil. O reitor fez questão de parabenizar o professor Chico Dantas por trazer o CSBC para Natal e organizar um grande evento que elevará o nome da UERN.

A importância da UERN para o desenvolvimento econômico e social do RN foi ratificada pela secretária estadual de Educação, Cláudia Santarosa, que deu boas-vindas aos congressistas visitantes, convidando-os a conhecer a capital potiguar. Ela também parabenizou a iniciativa e empenho do professor Chico Dantas em trazer o evento para Natal e pela escolha de desde o início privilegiar as coisas da terra, como a apresentação da Quadrilha Balão Dourado, na cerimônia de abertura.

O professor Chico Dantas agradeceu o reconhecimento e disse estar satisfeito em ver, entre os inscritos para o Congresso, professores, profissionais e estudantes de todas as áreas da computação e de todas as regiões do Brasil. Lembrou que foi um desafio organizar um evento tão grande em um momento de recuperação de uma grave crise financeira, mas que foi motivado pelo tema do Congresso: Computação e Sustentabilidade. “O desenvolvimento da ciência deve atender às demandas da sociedade”, disse, ressaltando que teve o cuidado de priorizar o fortalecimento das relações humanas durante o Congresso.