UERN recebe recurso do PROEXT 2015

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu o repasse financeiro do Convênio SICONV Nº 824035/2015, do Governo Federal, no valor de R$ 672.965,60, relativo ao apoio às propostas de extensão aprovadas no PROEXT 2015.

Foram beneficiados dois programas e um projeto de extensão da UERN: o Programa Direitos Fundamentais e Concretização Social (PRODECOS); o Programa Narciso de Frente para o Espelho: do universo dos jovens à prevenção ao uso de drogas como combate ao crime e violência em Mossoró e o Projeto Academia da Criança: um espaço para alfabetização motora.

O objetivo é promover, através da interdisciplinaridade, atividades e ações que visem a reinserção social de jovens em conflito com a lei; Desenvolver ações preventivas, no universo escolar, ao uso da droga, e ao potencial de violência suscitada, e oportunizar a alfabetização do movimento de crianças em um ambiente enriquecido, promovendo o seu desenvolvimento integral e autonomia em atividades físicas diárias.

A contrapartida foi no valor de R$ 6.797,63.

• O Programa Direitos Fundamentais e Concretização Social (PRODECOS) visa essencialmente desenvolver atividades que contemplem a extensão universitária de modo que garanta através da interdisciplinaridade sua aproximação com o campo do ensino e da pesquisa, nas áreas de conhecimentos envolvidos na presente proposta acadêmica. Essa proposição segue além, quando instrumentaliza a tríade ensino, de pesquisa e extensão, moldando-se à realidade regional na qual estão inseridos esses jovens. Com finalidade ressocializadora, o programa se delineia na concretização de direitos fundamentais que estão estampados na Constituição Federal, na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013 (Estatuto da Juventude). Em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente – FUNDAC, o PRODECOS estabelece um liame acadêmico entre a Universidade e os sistemas de internação como medida socioeducativa, privativa da liberdade dos jovens em conflito com a lei. O seu caráter interdisciplinar colabora com a proposta acadêmica de formulação de novos paradigmas para o enfrentamento das problemáticas sociais que envolvem os adolescentes sob o regime de internação, contribuindo para uma nova perspectiva social desses jovens e seus diretos.
  • O Programa Narciso sem espelho: do universo dos jovens à prevenção ao uso de drogas como combate ao crime tem como norte o desenvolvimento de ações preventivas, no universo escolar, ao uso da droga, e ao potencial de violência suscitada, por parte dos alunos do ensino fundamental, na faixa de 11 aos 20 anos, em escolas públicas de Mossoró, em áreas de vulnerabilidade social.
  • O Projeto Academia da Criança: Um espaço para alfabetização motora pretende alfabetizar o movimento de crianças em um ambiente enriquecido, promovendo o seu desenvolvimento integral e autonomia em atividades físicas diárias. Serão ministradas secções de atividades físicas por alunos do curso de Educação Física, oportunizando ao graduando o contato com a pesquisa, a extensão e ações da graduação, tendo como suporte uma equipe de profissionais formada por uma pediatra responsável por uma avaliação prévia da criança, com o objetivo de identificar alguma necessidade específica, por fisioterapeuta e por um educador físico que se responsabilizará, juntamente com os estagiários do curso de Educação Física, pelo planejamento e execução das ações motoras (intervenção).