Faen aprova projeto em importante programa de extensão nacional

A Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) aprovou projeto no Programa de Extensão para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e Participação da Comunidade.

Esse programa vem do decanato de extensão da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Ministério da Saúde, o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Dos 75 inscritos, apenas 20 foram selecionados.

O projeto de extensão da Faen trata da “Vigilância e promoção em saúde no contexto escolar: ações e estratégias de enfrentamento”, cujo objetivo é desenvolver ações e estratégias de enfrentamento de vigilância e promoção em saúde nas escolas públicas do ensino fundamental em Mossoró.

De acordo com o professor Esdras Marchezan, titular da pró-reitoria de Extensão (Proex), é “muito importante a presença da Uern neste programa nacional de extensão universitária. O projeto da equipe da Faen foi o único aprovado do RN, concorrendo com outros 75 projetos de todo o Brasil. Com certeza será uma ação de forte impacto social para Mossoró. Parabéns a toda a equipe envolvida”.

“Estamos felizes em participar de um programa de tão grande relevância pautado na implementação e no fortalecimento das ações de vigilância e promoção em saúde”, disse a professora Suzana Carneiro, coordenadora da equipe do projeto.

A professora Erica Louise participa como coordenadora adjunta; os demais integrantes da equipe incluem as professoras Líbne Lidianne e Maria Carmélia, que participam como voluntárias, além de seis alunos e alunas de graduação de Enfermagem.

“Tenho convicção de que esse projeto será uma estratégia muito relevante para vigilância e reversão de indicadores de saúde negativos quanto à adolescência em Mossoró, os quais merecem nossa priorização”, disse a professora Líbne.

Ela completou: “Assim como será marcantemente positiva para o aperfeiçoamento da formação do enfermeiro na Faen. Será sem dúvida uma experiência ímpar para nós, docentes, e também para os discentes de Enfermagem que atuarão junto ao Ministério da Saúde para a vigilancia em saude e promoção da saúde da população”.

Na programação do projeto, já estão agendadas reuniões de pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde, Gerência Executiva de Educação em Saúde, Departamento de Vigilância à Saúde, coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE), diretores e equipes das unidades básicas de saúde, Secretaria Municipal de Educação e com os diretores das escolas públicas do ensino fundamental do município de Mossoró.

Para acompanhar, acesso o perfil do projeto no Instagram (aqui).