Palestra sobre ciência e inovação no bicentenário da Independência marca início da X SCTI

Realizada de forma conjunta em todos os campi da Uern, a X Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Uern (SCTI) teve início na noite desta quarta-feira (16), com o tema “Bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

A abertura do evento aconteceu de forma on-line, com palestra proferida pelos professores Lorelai Brilhante Kury e João Telésforo Nóbrega de Medeiros, sobre o tema central do encontro.

Durante a solenidade de abertura, a professora Cicília Maia enalteceu a realização do evento, especialmente quanto à relação com o público externo da Universidade. “O nosso objetivo principal com o evento é despertar o interesse sobretudo de crianças e jovens sobre a ciência, valorizando aspectos como a criatividade, atitude científica e inovação”, destacou a professora.

A reitora também ressaltou a importância do conhecimento e da valorização da ciência, tendo a pesquisa como uma de suas bases, dando como exemplo dois trabalhos recentes da Uern que tiveram repercussão nacional. As pesquisas tratam do uso da planta conhecida como pata de vaca para o controle da diabetes e dos efeitos do mastruz contra a leishmaniose.

Ao longo do debate sobre o tema principal do evento, que foi mediado pelo professor Kleberson Porpino, os professores palestrantes apresentaram uma série de reflexões acerca da relação entre o conhecimento científico, gestão e possibilidades de inovação, contemplando temas como negacionismo, investimento público em ciência e difusão do conhecimento.

A solenidade de abertura completa, com as palestras e o debate sobre o tema do evento, pode ser assistida neste link.

Nesta quarta e quinta-feira, a programação da X SCTI segue nos campi de Assú, Caicó, Pau dos Ferros, Natal e Patu. Já em Mossoró, as demais atividades do evento ocorrem entre os dias 21 e 25. A programação completa pode ser acessada aqui.