Com o objetivo de promover a formação continuada de professores e gestores da Rede Municipal de Educação de Portalegre, com vistas a proporcionar aprendizagens básicas para o atendimento, acompanhamento, orientação a alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais em espaços educacionais, a Diretoria de Ações e Políticas Inclusivas (DAIN/UERN) realizou nesta segunda-feira, 20 de junho, o Curso de Formação Continuada – conceitos e práticas em educação especial e inclusão.
O curso foi voltado a 65 professores e gestores da Rede Municipal de Educação de Portalegre, com oferta de cinco oficinas:
Oficina 1: Deficiência Visual – Abordando o Braille e a Orientação e Mobilidade. Ministrantes: João Zacarias de Sousa Neto e Antonio Nobre de Araújo. (Parceria com o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual/Mossoró – CADV – cujo trabalho de orientação, acompanhamento e atendimento às pessoas com deficiência visual é referência para Mossoró e região);
Oficina 2: Deficiência Auditiva – Interpretação da Língua Brasileira de Sinais, Ministrante Edson Filho;
Oficina 3: Deficiência Física: Trabalhando a acessibilidade e quebra de barreiras atitudinais – Ministrante: Ana Lúcia Oliveira Aguiar;
Oficina 4: Práticas Pedagógicas de Inclusão – Ministrantes: Stenio de Brito Fernandes e Maria do Socorro da Silva;
Oficina 5: Serviço Social e Educação em Valores – Ministrante: Sônia Alves Bezerra Lins.
Para João Zacarias de Sousa Neto e Antonio Nobre de Araújo, do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência Visual de Mossoró/CADV, o encontro foi proveitoso para a educação e importante porque a UERN/DAIN e o CADV somaram esforços, dialogaram, com as experiências dos educadores de Portalegre, comprometidos com a educação inclusiva, na extensão dos programas formativos, que visam o fortalecimento, também, do sistema de escrita e leitura Braille, somando aos estudos de Orientação e Mobilidade para as pessoas que têm deficiência visual.
A Diretora da DAIN, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, afirma que a formação continuada será intensificada na busca pela troca e compartilhamento de experiências. “Pela qualidade de atividades, uma vez que consolidarão as parceiras relacionadas às discussões propostas pelo projeto de formação continuada, abrirá outros espaços para consolidação de ações e políticas de inclusão, com vistas à efetivação de direitos das pessoas com deficiência”, complementa Ana Lúcia.
O Curso de Formação Continuada: Conceitos e Práticas em Educação Especial e Inclusão está fundamentado na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovado pela Organização das Nações Unidas, em 2006, da qual o Brasil é signatário e na Lei Brasileira de Inclusão – LBI n° 13.146/2015.
A DAIN ressalta, também, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o acordo entre os Estados no que diz respeito a assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação, adotando medidas para garantir que as pessoas com deficiência não sejam excluídas do sistema educacional geral sob alegação de deficiência.