Primeira edição do projeto Reaproveitamento do Lixo Tecnológico surpreende organizadores

A primeira edição do projeto Reaproveitamento do Lixo Tecnológico (RELTEC) superou as expectativas dos organizadores. Desenvolvida entre os dias 3 e 11 de junho, a campanha mobilizou alunos e professores do curso de Ciência da Computação, Campus Central, e contou com parceria de empresas, escolas, igreja, OAB e a sociedade como um todo.

O aluno Leonardo Bandeira, idealizador do projeto, informa que ainda não foi possível contabilizar a quantidade de material arrecadado. “Fizemos uma triagem e separamos algumas placas que serão utilizadas em nossos laboratórios, o restante do material será enviado para o ecoponto Natal Reciclagem”, comentou Leonardo.

Os valores arrecadados com a venda do lixo eletrônico serão revertidos para financiamento da ida de alguns alunos de Ciência da Computação para o XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016), que ocorrerá de 4 a 7 de julho em Porto Alegre/RS.

A próxima edição da campanha será planejada a partir de agosto deste ano e terá duração de um ano. O projeto foi aprovado no SigProj e contabilizará carga horária para os alunos envolvidos. “Nos surpreendemos com o número de doações. A campanha foi encerrada e ainda havia empresas e pessoas interessadas em fazer doações”, afirmou o estudante Philipe Cavalcanti.

Através da parceria com a OAB, também foram arrecadados materiais em Apodi e Caraúbas. Por iniciativa própria, o município de Areia Branca também realizou doações de lixo eletrônico. Entre os materiais doados estão monitores, placas, notebooks, disquetes, nobreak, aparelhos de celular e até máquina de datilografia, dentre outros equipamentos.

O objetivo do RELTEC é conscientizar a comunidade acadêmica e público em geral sobre o descarte adequado do lixo tecnológico, eletroeletrônico e computacional.