Enade: Curso de Química tem conceito máximo do Indicador de Diferença de Desempenho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados relacionados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. O curso de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi o que obteve melhor resultado no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) 5, o valor máximo na avaliação.

Com IDD 5, o curso de Química da Uern é o melhor avaliado do Estado, ficando à frente de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e está entre os sete cursos de Química do país com IDD máximo.

O chefe de departamento de Química, Salah Mohamed, avalia que o bom desempenho é resultado de um trabalho coletivo. “O resultado do IDD e nota 4 do Enad é fruto de empenho e esforço do todo departamento, alunos, professores e técnicos. Apesar das dificuldades, competimos com outros cursos de Química com infraestrutura superior ao nosso e conseguimos atingir está nota. Todos estão de parabéns”, declara.

A Uern teve 33 cursos avaliados nesta edição, a primeira depois do advento da Pandemia da Covid-19 que levou às universidades a adotar o ensino remoto emergencial. Devido a este contexto, os resultados eram esperados com expectativa por parte das Instituições de ensino superior. Dos cursos avaliados, 16 melhoraram o conceito e 12 mantiveram o mesmo índice quando comparados aos resultados de 2017.

“Em 2017, tínhamos 3 cursos com conceito 4 e agora passamos para nove com este conceito. De modo geral, considerando os 31 cursos que participaram da edição de 2017, mais de 50% dos cursos avaliados melhoraram os resultados”, ressalta o Assessor de Avaliação Institucional e presidente da Comissão Própria de Avaliação, professor Wendson Medeiros. Quanto ao IDD os números também atestam uma melhora: seis cursos melhoraram os resultados comparados ao ano de 2017 e 19 mantiveram.

Segundo o professor, este resultado é bastante positivo para a Uern e é fruto de um trabalho coletivo a partir do que está previsto no PDI da UERN. “A melhoria contínua da qualidade do ensino e a formação de excelência aos nossos discentes. É preciso parabenizar os discentes pelo bom desempenho na prova, os departamentos acadêmicos pelo trabalho realizado no processo de formação de nossos discentes e todos o que fazem a gestão superior da UERN pela manutenção e fortalecimento de uma cultura de avaliação institucional voltada a alcançar os objetivos do PDI”, destaca.

A reitora Cicília Maia comemorou o resultado positivo da Universidade no Enade. Ela agradeceu e enalteceu o esforço das pessoas que fazem a Uern para superar os desafios e chegar a resultados como este. “Para nós é um orgulho ver que a Uern vem crescendo a cada avaliação. Isso é resultado do esforço coletivo da comunidade acadêmica, estudantes, professoras e professores, técnicas e técnicos administrativos que lutam todos os dias, pelo fortalecimento desta universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente. Nosso reconhecimento e gratidão às pessoas que fazem esta Universidade. Esse é o nosso diferencial!”, afirmou.

O Conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. Já o IDD é um indicador de processo e busca mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos estudantes, considerando seus desempenhos no Enade contextualizados a partir de suas características na entrada da graduação.

Os cursos avaliados nesta edição foram os seguintes:
– Campus Central: Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciência da Computação (bacharelado), Física (Licenciatura), Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Filosofia (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), História (Licenciatura), Letras-Português (licenciatura) e Letras-Inglês (licenciatura), Música (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura) e Química (Licenciatura).

– Campus de Assú: Geografia, História, Pedagogia, Letras-Inglês e Letras-Português (cursos de licenciatura)
– Campus de Caicó: Filosofia (licenciatura)
– Campus de Natal: Ciência da Computação (bacharelado)
– Campus de Patu: Letras-Português, Matemática e Pedagogia (cursos de licenciatura)
– Campus de Pau dos Ferros: Geografia, Pedagogia, Educação Física, Letras-Português e Letras-Inglês (cursos de licenciatura)
– Núcleo de Apodi: Matemática (licenciatura)

Veja o resultado dos cursos da Uern

Cursos IDD 5
QUÍMICA – Mossoró
*O melhor avaliado do Estado e entre os sete do pais com avaliação máxima

Cursos IDD 4
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – Mossoró
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Licenciatura – Mossoró
CIÊNCIAS SOCIAIS – Bacharelado – Mossoró
GEOGRAFIA – Pau dos Ferros
PEDAGOGIA – Pau dos Ferros

Cursos IDD 3
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – Natal
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – Bacharelado – Mossoró
CIÊNCIAS SOCIAIS Licenciatura – Mossoró
EDUCAÇÃO FÍSICA – Pau dos Ferros e Mossoró
FILOSOFIA – Caicó e Mossoró
FÍSICA – Mossoró
GEOGRAFIA – Mossoró e Assú
HISTÓRIA – Mossoró e Assú
LETRAS – INGLÊS – Mossoró
LETRAS-PORTUGUÊS – Mossoró, Pau dos Ferros e Patu
MATEMÁTICA – Mossoró e Patu
MÚSICA – Mossoró
PEDAGOGIA – Mossoró, Patu e Assú

Os resultados completos do ENADE e do IDD estão disponíveis no site do INEP.