Novo organograma moderniza e amplia a transparência na Fuern

A Resolução nº 59/2022 do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CD – Fuern) é considerada um marco na modernização e transparência da instituição.

Aprovado pelo Conselho Diretor em 01 de setembro, o documento define as nomenclaturas, as atribuições e os quantitativos dos cargos comissionados e funções gratificadas da Fuern e institui seus organogramas.

Em seus quase 54 anos de história, esta é a primeira vez que o organograma da Universidade passou por uma atualização geral, com a adequação à realidade atual da instituição. Antes, foram feitas reformas pontuais no documento, como aconteceu na criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, em 2018.

Entre os principais avanços, o documento traz, de forma transparente, além do quantitativo dos cargos comissionados e funções gratificadas da Fuern, as atribuições de cada cargo ou função prevista no organograma. Além disso, o novo organograma objetiva modernizar e descentralizar as estruturas organizacionais, realizando progressões em algumas funções já existentes e incluindo outras, como de setores, de departamentos, de diretorias, de secretarias, de assessorias e de ouvidorias nos campi.

A reestruturação se organiza num plano de gestão e na descentralização, no sentido de promover a revisão e a atualização das estruturas administrativas. A perspectiva é de propiciar melhor fluxo dos processos e de atender às necessidades institucionais oriundas da autonomia administrativa-financeira e das políticas institucionais. Outro pilar foi a necessidade de atualização dos sistemas informativos da Universidade.

O novo organograma também buscou aprimorar a gestão da autonomia financeira e patrimonial; otimizar os mecanismos para captação de recursos externos em nível nacional e internacional; modernizar e descentralizar as estruturas organizacionais, de modo a dar respostas em curto espaço de tempo à sua comunidade; e adaptar-se à realidade pós-pandemia.

Veja o documento na íntegra AQUI.