Uern assina carta pela conservação e preservação do Seridó

A partir do “I Seminário Regional sobre os impactos dos parques eólicos na região do Seridó Potiguar – A vida pulsa no Seridó”, realizado no final de julho em Caicó com o apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e outras instituições, foi elaborada uma carta com uma série de propostas de políticas públicas voltadas à conservação e preservação da região potiguar, local onde há um dos maiores núcleos de desertificação do Brasil.

Com a assinatura de 27 representantes de 10 organizações da sociedade civil, de pesquisa acadêmica e do poder público, a “Carta do Seridó: a vida pulsa no semiárido” defende, por exemplo, o fomento à criação de Unidades de Conservação em nível municipal no estado do Rio Grande do Norte.

Através do professor Dr. Manoel Cirício Pereira Neto, do Departamento de Geografia do Campus Avançado de Assú, que, no Seminário, apresentou exposição sobre “A questão geoambiental do Seridó”, a Uern é uma das instituições signatárias.

Identificar, resguardar e promover o patrimônio cultural e natural do semiárido potiguar, e em especial da região do Seridó, com possibilidade de capacitação e promoção dos agentes sociais nas comunidades locais é outro ponto elencado na carta.

Confira, na íntegra, a Carta do Seridó: a vida pulsa no semiárido.