Implementação do Orçamento Participativo na Fuern é aprovado pelo Conselho Diretor

O Conselho Diretor aprovou hoje, 19, a instauração do Orçamento Participativo e a Comissão do Orçamento Participativo na Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern). O objetivo é fortalecer os princípios democráticos de cogestão da comunidade universitária e garantir transparência, inclusão, efetividade, resultados de gestão, diversidades e particularidades setoriais/locais.

O orçamento participativo proporcionará que a comunidade acadêmica participe na definição das prioridades e na aplicação dos recursos, respeitando os limites orçamentários disponíveis.

A comissão será composta por membros de todas as unidades acadêmicas, de todas as pró-reitorias e do Conselho Diretor, os quais discutirão com seus respectivos órgãos colegiados.

As despesas de custeio e investimentos prioritários das Unidades Universitárias da Instituição serão objeto de estudo da comissão.

A conselheira Ana Maria Morais Costa parabenizou a iniciativa. “É muito importante para tornar a Universidade ainda mais democrática, com a participação da comunidade acadêmica nas discussões”.

Fátima Raquel Rosado Morais, titular da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), destacou que trata-se de uma garantia de que a comunidade acadêmica vai participar do processo orçamentário.

“Que ano a ano a gente possa discutir amplamente, que todos participem desse planejamento, saber o que foi planejado, como está sendo executado, num diálogo amplo em todos os espaços”, completou.

A 5ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor pode ser assistida, na íntegra, AQUI.