Conselho Diretor compõe comissão para analisar proposta de reestruturação administrativa da Uern

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) compôs uma comissão com representantes dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo para analisar a proposta de reestruturação administrativa da Uern. A proposta da comissão foi apresentada pela presidente do Conselho e reitora da Uern, Cicília Maia, na abertura da reunião desta tarde. A proposição foi aprovada por unanimidade pelos demais conselheiros

A proposta busca criar o Programa Estratégico de Governança e Modernização Institucional trazendo eficiência acadêmica e administrativa através de um processo sistêmico e participativo de cogestão, promovendo uma gestão descentralizada, com estímulo à cogestão acadêmica e administrativa em todos os campi, desburocratizando os serviços e legitimando as ações da instituição.

Dentre as principais mudanças que a nova estrutura administrativa da Uern irá proporcionar, destaca-se a criação da Diretoria de Gestão Acadêmica Hospitalar, que atuará na organização acadêmica, ensino, pesquisa e extensão, da Maternidade Parteira Maria Correia. A Diretoria funcionará como elo entre a Assistência e a Academia, contribuindo para a melhor organização dos serviços educacionais realizados na Maternidade, em nível ambulatorial e hospitalar, na perspectiva de qualificar o processo assistencial e ainda potencializar a formação no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta também prevê a criação da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade, que compõe um quadro referencial, analítico e prospectivo sobre Diversidade, Inclusão, Pluralidade, Ações Afirmativas, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Educação em Direitos Humanos, Identidade de Gênero, Mulheres, dentre outras palavras e expressões correlatas, que se relacionam de forma enfática e específica à visão da Universidade. Além disso, a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas será ampliada, com a criação de novos setores que possibilitam a prestação de serviços de forma mais ágil e ainda mais humanizada.

Também estão previstas adequações nas pró-reitorias de Planejamento, de Administração e de Gestão de Pessoas, com a criação de novos setores administrativos diretamente ligados à gestão da autonomia financeira e patrimonial da Universidade.

Um dos principais pontos de reivindicação da comunidade acadêmica, oferta de internet nas unidades da Uern, também está contemplada. Com a nova estrutura, a Uern passará a contar com uma superintendência de Tecnologia da Informação, que absorve e reestrutura a atual Diretoria de Informatização (Dinf), como instrumento essencial para avançarmos no desenvolvimento e manutenção de sistemas e modernizamos a nossa estrutura tecnológica.

A comissão terá um prazo de 15 dias para apresentar uma análise.

Confira a composição da comissão:
Francisco Dantas – Presidente
Dyjardan Carvalho – Relator do projeto