A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sedia a abertura do I Seminário Regional Programa Saúde na Escola (SERPSE), a ocorrer às 18h30 de 27 de junho na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).
Nesta primeira edição, o tema será “Boas práticas de promoção à saúde na rede pública de educação básica” e tem como objetivo socializar as ações do Programa Saúde na Escola.
Com duração até 2 de agosto, a programação inclui os oito municípios da jurisdição da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc): Mossoró, Areia Branca, Tibau, Grossos, Baraúna, Serra do Mel, Upanema e Governador Dix-Sept Rosado.
O Programa Saúde na Escola e a 12ª Direc coordenam o seminário, realizado pelas prefeituras locais e pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN. É a primeira vez em 15 anos que se promove um evento desse programa.
A parceria com a Uern se dá através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e Grupo de Estudos Culturais (Neabi).
“A escola não dá conta de prevenir e/ou enfrentar as vulnerabilidades nos seus territórios, daí a importância do programa, cujo trabalho intersetorial se dá na execução de ações preventivas à saúde integral da comunidade escolar”, disse a professora especialista Antonia Zilma Marques, assessora pedagógica da 12ª Direc e coordenadora do I SERPSE.
A bióloga Maria Felipe de Araújo Lemos, coordenadora estadual do programa, disse que “O SERPSE vem apresentar para a população o fortalecimento de como se fazer promoção da saúde de toda comunidade escolar em um trabalho intersetorial, dando ênfase a uma gestão compartilhada, pois ter saúde e educação é um direito de todos”.
“A extensão universitária da Uern abre as portas para o I SERPSE. O Programa Saúde na Escola desenvolve ações de direitos humanos e cidadania na educação. Nesse sentido, a Uern, enquanto Universidade socialmente referenciada, continua contribuindo diretamente para a superação das vulnerabilidades sociais”, explicou ainda a professora Dra. Eliane Anselmo, Pró-Reitora Adjunta de Extensão e coordenadora do Neabi.