Auxílio-creche garante que mães estudantes se mantenham na universidade

Ser mãe enquanto cursa o ensino superior não é fácil, por isso a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), lançou o Programa Auxílio-Creche.

Com isso, asseguram-se condições para que mães e pais discentes com filhos de até cinco anos possam permanecer estudando. Para as beneficiárias, a ação mudou por completo a perspectiva de acompanhamento das atividades acadêmicas.

Há três anos, Samara Lopes, aluna do curso de Enfermagem, encontrava-se numa situação de grande dificuldade. Mãe de uma bebê de quatro meses, com muito custo comparecia a faculdade e acompanhava as atividades acadêmicas. Por algum tempo, decidiu levar sua criança para as aulas, para não suspender o aleitamento exclusivo nem deixar de lado as aulas.

“Hoje minha filha tem três anos, e tenho outra de apenas vinte dias. Sei que a caminhada vai ser difícil, mas terei a garantia que esse auxílio me dará suporte para pagar um cuidador pra minhas pequenas enquanto estiver na faculdade”, contou. A menor chama Anna, a maior Sarah.

Para Cida Lopes, discente do curso de Administração, o auxílio foi “um divisor de águas”, porque é “alívio para as mães que ao se deslocar pra faculdade necessitam deixar seu filho com alguém de confiança”.

A Uern lançou o primeiro edital em 7 de fevereiro deste ano, prevendo 100 vagas e um auxílio de R$ 300,00. Depois, publicou um novo edital com 59 vagas remanescentes.

O auxílio financeiro se tornou possível por meio de dotações orçamentárias da Fuern com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e vem auxiliando aquelas que não possuíam meios de conciliar a vida estudantil com a maternidade e paternidade.

A pró-reitoria informou que o próximo edital está previsto para o início do semestre letivo de 2022.1.

No primeiro semestre, 50 mães e pais foram beneficiados

O semestre letivo de 2021.2 será encerrado com 50 mães e pais beneficiados com o auxílio financeiro do Programa Auxílio-Creche; os resultados são animadores.

“Para a maior parte, foi a única forma de permanecer em um curso de nível superior. Assim, muitas não precisaram realizar o trancamento dos seus cursos para poder cuidar de suas crianças, pois agora possuem o suporte de um cuidador ou creche para frequentar as aulas, estágios, laboratórios e tudo que a Universidade tem a oferecer para uma boa formação destas que serão futuras profissionais responsáveis pela transformação da vida de suas famílias”, disse Jéssica Vianna, chefe do Setor de Assistência Estudantil da Uern.

O impacto na produtividade acadêmica é bastante positivo, avalia.

Para se inscrever é necessário aguardar os editais de seleção, e neles constarão toda a documentação necessária para a inscrição. É importante que as(os) interessadas(os) não deixem de anexar toda a documentação solicitada no edital do processo seletivo, especialmente os dados e documentos das pessoas que integram seus grupos familiares. Essas informações são essenciais para o deferimento das inscrições, uma vez que são utilizadas para a avaliação da vulnerabilidade social de cada candidata(o).