Abertura da 16ª Feira do Livro reúne público externo e comunidade acadêmica na Uern

Com salas de aulas tomadas por estandes com livros de inúmeros gêneros e corredores repletos de leitores de todas as idades, o Campus da Uern em Mossoró abrigou, na noite desta terça-feira (3), a abertura oficial da 16ª Feira do Livro de Mossoró. O evento, que conta com palestras, rodas de conversa, contações de histórias e apresentações culturais, estende-se até sexta-feira (6) e é aberto a todo o público.

Durante a solenidade de lançamento, que reuniu organizadores e patrocinadores do evento, autoridades políticas e membros da comunidade acadêmica e do público externo, o papel da Uern como instrumento de fomento à educação e à leitura, além de sua relação direta com eventos como a Feira do Livro, foi um dos pontos mais apontados pelos participantes.

“Não tem lugar mais adequado para Feira do Livro do que a Uern. E espero que a Feira do Livro não saia mais daqui”, destacou a governadora do Rio Grande do Norte e chanceler da Uern, Fátima Bezerra.

A governadora ressaltou os investimentos que o Governo tem realizado em prol da educação e da alfabetização e comentou os impactos gerados por ações como a Feira do Livro e a atuação de instituições como a Uern. “Eu, como pedagoga, tenho a obrigação de entender a importância da leitura, que é um fator essencial na nossa sociedade”, salientou.

A relevância de iniciativas desse tipo também foi destacada pela reitora da Uern, professora Cicília Maia, que relatou a alegria de ver o Campus ocupado pela comunidade acadêmica e pelos participantes do evento.

“É um momento de muita emoção, ver a nossa Universidade vestida de povo, permitindo esses espaços de transformação”, destacou a reitora.

Cicília Maia apontou ainda o contentamento por abrigar a Feira do Livro no momento em que a Universidade é marcada pelo retorno completo das atividades presenciais. “É um momento de novos processos, de ressignificações. E estamos muito felizes por estarmos com as portas abertas para o povo potiguar”, frisou a reitora.

O organizador do evento, o jornalista Rilder Medeiros, também ressaltou a emoção por realizar a Feira do Livro após dois anos de suspensão, devido à pandemia do coronavírus. “Foram dois anos muito difíceis, mas estamos aqui muito felizes por esse momento. E tenho que agradecer à Uern por ter acolhido tão bem o evento. Aqui, fui extremamente bem recebido”, comentou.

Também presente à cerimônia de abertura, o ex-reitor da Uern padre Sátiro Cavalcante enalteceu a atuação da Universidade na formação de professores que se tornam responsáveis pela transmissão de conhecimento à toda a população.

“Essa é a grandeza da Uern, que foi criada com a missão de aprimorar o ensino no nosso estado. A Feira acertou no lugar para acontecer”, enfatizou o ex-reitor.

A opinião foi partilhada pela professora da Faculdade de Letras e Artes da Uern e secretária de Educação do Município, Hubeônia Alencar. “Não poderia haver lugar melhor para a Feira do Livro, que fomenta aspectos tão importantes na vida das pessoas. A leitura e o conhecimento são libertadores, a educação transforma as pessoas”, pontuou a professora.

A cerimônia de abertura também contou a participação de autoridades políticas e apoiadores do evento e com as apresentações da Fanfarra 30 de Setembro, do Quarteto Órum e do poeta Antônio Francisco, doutor honoris causa da Uern e um dos participantes do evento.

A 16ª Feira do Livro de Mossoró segue até sexta-feira com cerca de 15 livrarias e editoras do Rio Grande do Norte e de outros estados, contando com mais de 50 horas de programação cultural e literária.

Nas quinze edições anteriores, o evento já reuniu mais de 800 mil visitantes, trazendo a Mossoró diversos nomes ilustres da literatura brasileira.