Reitora da Uern recebe Mérito Potiguar de Desenvolvimento Econômico

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, recebeu, nesta terça-feira (3), a Medalha do Mérito Potiguar de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado. A honraria é concedida a empresários, agentes públicos, pesquisadores e membros da sociedade civil que se destacaram em 2021 promovendo o desenvolvimento econômico e geração de empregos no Rio Grande do Norte.

A Medalha foi entregue pelo titular e pelo ex-titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato e Jaime Calado, respectivamente.

“A Ciência deu uma contribuição imprescindível para a retomada das atividades durante a pandemia e hoje podemos respirar mais aliviados. Precisamos olhar pra frente, trabalhar e aproveitar todas as oportunidades. A Uern contribui diretamente para o desenvolvimento econômico do Estado, através da formação de profissionais, projetos de pesquisa, diagnósticos e toda a expertise de nossos profissionais, estudantes e egressos”, afirmou a reitora Cicília Maia, que agradeceu a homenagem e se disse honrada em ser uma das 25 pessoas a receber a comenda.

O ex-secretário Jaime Calado, titular da pasta na época da escolha dos homenageados, destacou a importância da Uern para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, e a participação da Universidade nas câmaras setoriais, especialmente na interiorização do desenvolvimento no estado, e formação de mão-de-obra especializada para as novas vocações econômicas que surgem no Rio Grande do Norte.

“Nosso desafio são as novas profissões. O Rio Grande do Norte está passando por uma mudança econômica e tecnológica, como no caso das energias renováveis, e é importante que a Universidade atue na formação dos quadros para atuar nesse mercado que certamente vai se abrir, gerando muitos empregos e de boa qualidade”, afirmou Jaime Calado.

O secretário Silvio Torquato, que é ex-aluno do curso de economia da Uern, reconheceu a contribuição da Uern para o Rio Grande do Norte,  e anunciou novas parcerias com a Instituição.

“Somos muito satisfeitos com a parceria com a Uern. Esse é só o início. Nós teremos outros programas a ser desenvolvidos em parceria com a Universidade em estudos de viabilidade técnica em diferentes áreas.