Restaurante Popular da Uern Mossoró retoma funcionamento nos três turnos

O Restaurante Popular (RP) localizado no campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Mossoró, retomou o funcionamento nos três turnos nesta segunda-feira (25).

No dia 20 de abril, as atividades do equipamento e de três outras unidades do RP, em Mossoró e Baraúna, haviam sido suspensas após a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) constatar irregularidades no acondicionamento de alimentos no setor de produção das empresas.

Em comunicado publicado sexta-feira (22) no perfil da pasta no Instagram, a Secretaria informou que as empresas responsabilizadas já estão “realizando as correções determinadas” e anunciou a retomada do fornecimento das refeições.

O Restaurante Popular integra a política de segurança alimentar do Governo do Estado. Na Uern, 10,38% dos alunos declararam ter renda familiar de até meio salário mínimo, enquanto 2,08% declararam não ter renda nenhuma.

Com seu retorno, o equipamento representa uma grande ajuda à comunidade acadêmica, pois contribui com a permanência dos estudantes na Universidade, reduzindo os gastos com alimentação, bem como atende a comunidade em geral.

Rebecca Falcão, estudante do curso de Jornalismo, relata que o equipamento é de grande relevância: “Nós universitários precisamos nos adaptar a viver com o menor gasto possível, e o restaurante facilita muito isso porque é uma refeição de altíssima qualidade por um preço acessível. É um alívio que já esteja tudo regularizado”, explica.

O sentimento de alívio também ficou presente em Vitória Havila, estudante do curso de Educação Física. “Pra mim, esse retorno é maravilhoso. Sou do Ceará e quando houve o cancelamento do RP foi frustrante, sabe? Porque a Uern nos proporciona tudo, mais do que educação”.

Desde 2013, a Uern vem estabelecendo uma série de iniciativas de fortalecimento das políticas de permanência na universidade. Além do restaurante, a oferta de programas de bolsas e auxílios ao corpo estudantil cresceu. Hoje, os estudantes contam com mais de dez segmentos voltados para o apoio estudantil.

Rebecca Falcão compartilha que essas políticas de permanência são muito importantes, porque permitem que o estudante tenha um aprendizado contínuo: “Tem pessoas que entram na faculdade e logo trancam pra poder trabalhar. Então os auxílios são essenciais pra isso não acontecer, além do restaurante que nos ajuda a não perder tempo cozinhando. Podemos estudar mais e tranquilos”, salienta.

“Hoje, conseguir voltar, ter essa vitória (o restaurante) novamente, é algo que traz muita felicidade”, compartilha Vitória Havila.

REFEIÇÕES SERVIDAS DIARIAMENTE

Por dia, são ofertadas mais de 1.500 refeições, sendo 325 cafés, 900 almoços e 300 jantares. Com apenas R$ 2 por dia é possível fazer as principais refeições no Restaurante Popular, o que beneficia os estudantes, servidores e moradores de bairros circunvizinhos.

Confira o valor das refeições:

325 cafés – R$ 0,50

900 almoços – R$ 1,00