Abertura oficial da IV Semana de Ciências Sociais será nesta terça, 05

Com o tema central “A relevância das Ciências Sociais em tempos de Pandemia e Pós-pandemia”, teve início nesta segunda-feira, 4, a IV Semana de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A abertura oficial da programação será nesta terça-feira, 5, às 19h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic). A programação terá como conferencista o Prof. Dr. Aécio Cândido, que na oportunidade laçará o seu livro “Conhecimento, Conhecimentos: Como Saber o que sabemos”.

Segundo a  prof. Dra. Karlla Christine Araújo Souza, uma das coordenadoras do evento, o debate acerca da pandemia COVID-19 geralmente está associado a questões de saúde coletiva, medicina e meio ambiente. No entanto, há questões sociais inerentes à estrutura de classe, crises sociais, capitalismo, práticas e rituais culturais, debates políticos que envolvem a problemática de uma pandemia global.

“Nosso intuito é enfatizar a relevância do conhecimento legado pelas ciências sociais na discussão pública desse debate e sua importância no momento de retorno das atividades presenciais”, afirma a professora, destacando a necessidade do debate dos efeitos do mundo em tempos de pandemia e pós-pandemia sob a óptica das Ciências Sociais.

A programação da semana contará com atividades culturais, minicursos, oficinas, mesas-redondas e atividade de confraternização. O evento é voltado para estudantes de graduação da Uern e de outras instituições.

“Esta edição é muito significativa para nós, pois ela marcará o retorno das atividades presenciais do departamento de ciências sociais e políticas e também é a primeira atividade presencial para a primeira turma matutina do bacharelado. Além de contar com a conferência de abertura e mesas-redondas híbridas, com palestrantes internos e externos”, declara Karlla Christine Araújo.

Veja a programação: