Uern Assú promove aula inaugural do Dinter em Geografia

Com uma mesa-redonda sobre o tema “Cooperação UFRN-UERN: Fortalecendo parcerias e a Geografia”, foi realizada a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (Dinter), em Geografia, realizado em parceria entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) Assú e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento ocorreu nesta segunda-feira, 28, no auditório do Campus de Assú.

O Dinter será ofertado no âmbito do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) – UFRN/UERN. Para o diretor de Assú, o prof. Dr. Augusto Sérgio de Oliveira, este é um momento histórico para a instituição. “É o primeiro curso de Doutorado em nosso campus. É uma alegria ver o curso de Geografia crescendo a cad dia. E ver a unidade avançando. Temos a certeza que outros doutorados virão”, declara.

O coordenador do Dinter em Assú, prof. Dr. Raimundo Inácio, lembrou do acolhimento que teve da Uern, e a luta pelo curso de Doutorado no Campus é um gesto de reconhecimento a tudo que a instituição representa. “Devo muito da minha vida profissional à Uern. Nesse momento, o meu sentimento é de extrema gratidão”, declara.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), prof. Dr. Rodrigo de Freitas Amorim, destaca que o Programa de Pós-graduação tem conceito 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e é reconhecido como um dos melhores programas de pós-graduação no País. “A qualidade reflete na excelência dos profissionais formados e nas pesquisas desenvolvidas”, afirma.

Maria Inês, representando a governadora Fátima Bezerra, ressaltou o papel da Uern em levar a interiorização do Ensino superior no Estado. “A Uern sempre foi uma prioridade para o Governo da professora Fátima Bezerra, pois sabemos da importância que a instituição tem para o RN”, disse, enfatizando a alegria de estar comemorando hoje a instalação do Doutorado em Assú.

A reitora Cicília Maia iniciou sua fala lembrando que a Uern vive um momento de muita alegria. “Nos últimos meses, tivemos conquistas histórias para a instituição: o fim da lista tríplice, a autonomia financeira e a lei de Planos de Cargos, Salários e Remuneração dos nossos servidores. E esta instalação do Doutorado em Assú é mais uma importante conquista para a nossa Universidade”, afirma.

Cicília Maia parabenizou todos os servidores do Campus de Assú, que trabalharam incansavelmente para que esse momento fosse realidade. “Aqui vemos a soma de esforços de duas importantes instituições do Estado, a interiorização do ensino e a possibilidade da discussão de problemas na região, e o desenvolvimento de pesquisas que apontam soluções para essas questões”.

Dez professores da Uern fazem parte da primeira turma do Doutorado Interinstitucional em Geografia no Campus Avançado de Assú.

Deputado estadual George Soares destina emenda de R$ 50 mil para o campus de Assú

Durante a solenidade, o deputado estadual George Soares relembrou toda a trajetória do curso de Geografia até a instalação do doutorado. “Esta é a conclusão de um sonho iniciado em 2011, quando discutimos a instalação do curso de Geografia em Assú. É uma alegria muito grande estar celebrando mais esse avanço”, declara.

Na oportunidade, o deputado entregou uma emenda de R$ 50 mil para o campus de Assú. “A Uern tem um papel fundamental na formação gratuita e de qualidade. Por isso, estamos sempre dispostos a contribuir com a instituição, com indicação de emendas e na defesa de projetos importantes para a universidade”, frisa.