Grupos de estudos da Uern publicam dossiês em revista de universidade federal

O Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (Geplat) e o Grupo de Estudos Culturais (Gruesc) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicaram dois dossiês na Revista Querubim, da Universidade Federal Fluminense.

Os cadernos foram produzidos a partir das publicações de estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) e podem ser consultados gratuitamente.

No dossiê “Turismo e Educação” do Geplat, há uma coleção articulada de reflexões, em formato de artigos e ensaios, sobre Teoria Crítica, Sociologia do Trabalho e Sociologia da Educação.

As temáticas abordadas vão desde as narrativas fílmicas da indústria cultural que idealizam e exotizam os serviços em turismo e lazer, a cultura de séries e o overturismo, passando pela apreciação da proposta pedagógica crítica e emancipadora de Paulo Freire (em homenagem aos 100 anos do eminente educador brasileiro) e da paradigmática proposição marxiana contida no Programa de Gotha, até a discussão sobre as presentes tensões e transformações do capitalismo informacional de gestão flexível tal como concreto vivido em regimes de exploração, alienação e ideologização fetichizada do real social por trabalhadores uberizados, precarizados e plataformizados.

O Geplat é coordenado pelos professores doutores Jean Henrique Costa e Raoni Borges Barbosa.

No material “Estudos Culturais” do Gruesc, há um recorte das pesquisas realizadas na interface dos estudos culturais e críticos sobre sociedades complexas e culturas politextuais.

Apresenta um leque temático bastante amplo, contando com estudos em Teoria Antropológica, com reflexões epistemológicas e pedagógicas sobre o Ensino-Aprendizagem na ambiência escolar brasileira atual, com etnografias do pequeno e do médio urbano do Oeste Potiguar declinado em suas culturas morais-emotivas de pessoalidade, tradição e empreendimentos de memória, e, até mesmo com ensaio sobre a cultura africana.

O Gruesc é coordenado pelos professores doutores Eliane Anselmo e Raoni Borges Barbosa.