Fórum de Reitores do RN discute formação para profissionais da educação básica

O Fórum de Reitores das instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte se reuniu com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime-RN) na tarde de hoje, 03, para discutir as demandas de formação para os profissionais de educação básica dos municípios potiguares.

Além do vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), professor Chico Dantas, participaram do encontro híbrido o reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz Melo e o reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho.

Uma pesquisa realizada pela Undime fez uma radiografia dessas demandas de formação. O trabalho contou com a participação de 152 municípios e identificou 20 eixos temáticos para oferta de formação continuada.

Segundo o vice-reitor da Uern, as demandas elencadas pela Undime evidenciam a grande necessidade de cursos de formação continuada para os professores da rede básica de ensino do RN e refletem bem as demandas relacionadas ao momento que vivemos de retorno gradativo às atividades presenciais.

“Apesar de alta, a demanda apresentada pela Undime é muito bem-vinda e pode ser atendida por meio de atuação conjunta da Uern, UFRN e IFRN”, destacou o professor Chico Dantas.

A necessidade de uma ação conjunta voltada para alfabetização de jovens e adultos do estado foi também pautada na reunião. O RN ainda apresenta um número expressivo de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados.

Para o professor Chico Dantas, é necessário pensar um programa de alfabetização envolvendo todos os níveis de ensino, no qual as universidades devem atuar decisivamente nas formações inicial e continuada de educadores e no planejamento das atividades de extensão de forma cada vez mais integrada com o ensino e a pesquisa.

Como encaminhamento, ficou decidido que seriam formados dois grupos de trabalhos: (1) um direcionado para a construção do programa de alfabetização para jovens e adultos e (2) outro voltado ao estudo dos dados apresentados pela Undime-RN sobre as demandas de formação continuada para a rede básica de ensino do RN.

Os dois grupos serão constituídos com integrantes das três universidades, além da Undime e da Secretaria de Educação do RN.