Uern participa de assinatura dos contratos das obras do Parque Científico Tecnológico

A governadora Fátima Bezerra assinou, na manhã desta segunda (14), no auditório da Governadoria, em Natal, os contratos das obras do Parque Científico Tecnológico Augusto Severo – PAX, do qual a Uern é uma das 13 instituições fundadoras.

“Damos hoje um passo importante pra consolidar o PAX, que propiciará cinergia entre poder público, instituições de ensino superior e setor produtivo, abrindo um mundo de oportunidades para o povo do RN. Afinal, o desenvolvimento da tecnologia é importante condutor para o desenvolvimento social e o exercício da cidadania. O Parque promoverá polos de inovação e empreendedorismo em áreas vitais para o desenvolvimento econômico, como mineração, pesca, aquicultura, setor têxtil, turismo, fruticultura e serviços, mas focará inicialmente nas áreas de energias renováveis, reabilitação em saúde e tecnologia da informação. O objetivo é promover polos de inovação e empreendedorismo”, explanou a governadora.

O vice-reitor Chico Dantas representou a Uern na solenidade. “O PAX é um dos maiores projetos do RN, e a assinatura dos contratos, hoje, marca um momento fundamental para que o parque entre em operação. Como instituição fundadora, a Uern coloca à disposição do PAX toda a sua infraestrutura física e de pessoal. Estamos aptos a fornecer assessoria para as empresas lá instaladas e abriremos portas para a formação dos nossos alunos”, esclareceu.

O Parque Científico Tecnológico Augusto Severo se instalará em imóvel de propriedade da UFRN, localizado em Macaíba. Os contratos assinados hoje representam um investimento (via Governo Cidadão/SEDEC/Banco Mundial) de R$ 7,5 milhões, para dotar o local da infraestrutura necessária à instalação do PAX. Será uma área de 100 hectares, com uma estrutura de 15 mil m² de área construída.

A parceria para viabilizar o Parque envolve, além do Governo do Estado, UFRN e Uern, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapern), a Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), o Instituto Santos Dumont (ISD), o Sebrae e o Sesi-RN, o Instituto Federal do RN (IFRN) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renováveis (CTGAS-ER).