Enade 2022 ocorre em 27 de novembro e alunos de oito cursos da Uern terão que fazer o exame

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 ocorrerá em 27 de novembro e, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), terão que fazer a prova alunos dos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Serviço Social e Turismo.

Foi o que informou o Ministério da Educação (MEC) em 21 de janeiro.

De acordo com o a Assessoria de Avaliação Institucional, os chefes de departamento deverão inscrever no exame ingressantes e concluintes dos cursos mencionados. No entanto, apenas os concluintes responderão a prova.

De acordo com o MEC, são considerados ingressantes: alunos que iniciaram o curso em 2022, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022, período esse a ser ainda divulgado.

Já os concluintes podem enquadrar-se em duas categorias: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicará, em data ainda não especificada, edital específico com o cronograma, prazos, procedimentos técnicos e as atribuições dos envolvidos no exame, entre outras diretrizes.

Vale salientar que a inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados e que a situação de regularidade do estudante é registrada em seu histórico escolar, sendo componente curricular obrigatório sem o qual não é possível colar grau.