Estudantes lançam projeto da Associação Atlética Acadêmica de Direito – Rapina

Tendo como objetivos promover uma maior interação entre o corpo acadêmico, fortalecer o sentimento de pertencimento na comunidade e promover uma cultura de saúde e vida saudável através do esporte, estudantes da Faculdade de Direito (FAD), Campus Central, que integram o Centro Acadêmico Rui Barbosa (CARB), lançaram, nesta quarta-feira (26), o projeto Associação Atlética Acadêmica de Direito da UERN – Atlética Rapina.

A apresentação do projeto coube ao coordenador do CARB, Henrique Brito, que ressaltou o protagonismo estudantil, todo o empenho dos estudantes e chegou a se emocionar com um discurso potente sobre sua origem e a importância da mobilização estudantil e atuação política. “A gente precisa se impor, lutar para existir… Por muitos anos me senti isolado, via a desigualdade e pensava em formas de mudar essa situação. A Uern me acolheu de uma forma incrível, nunca me senti sozinho”, afirmou Henrique.

Entusiasta de iniciativas feitas por estudantes, a reitora Cicília Maia parabenizou as alunas e alunos envolvidos. “Ficamos extremamente felizes quando nos deparamos com projetos como o da Atlética Rapina. Uma iniciativa que expressa todo o protagonismo estudantil. Esse projeto vem despertar a união de ações, soma de esforços e pertencimento”, afirmou a reitora. Na oportunidade, Cicilia Maia ressaltou ainda a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que deliberou hoje (26) pelo retorno gradual das atividades, com aulas presenciais a partir de 14 de março. “Com o coração cheio de esperança de que a pandemia vai passar, esperamos ver vocês em breve nos nossos corredores, salas e ginásio. A Uern é de vocês”, afirmou Cicília Maia.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio, parabenizou os(as) estudantes e já anunciou a realização dos Jogos Universitários da Uern, previstos para acontecerem neste ano. Erison falou ainda sobre a experiência exitosa da Destemida que é a Associação Atlética Acadêmica da Medicina.

Presente na reunião, a estudante Olívia Crippa, do curso de Medicina e coordenadora da Destemida, falou sobre o poder de integração que a Atlética possui e se colocou à disposição para ajudar os colegas de Direito. O estudante Olímpio Magalhães, um dos coordenadores do DCE, também compartilhou a experiência de “ser calango da Destemida”: “Quando entrei na Uern já foi no remoto. A Atlética tem esse papel de integração e pertencimento. Seremos parceiros”, comentou Olímpio.

A reunião contou com outras falas de estudantes, a presença do chefe de Gabinete, Lauro Gurgel, presença de outros estudantes, professores e técnicos.

Nas próximas semanas serão abertas as inscrições de filiados e composição das diretorias. Mais informações sobre a Atlética Rapina no perfil do Instagram: @atletica.rapina.

A identidade visual é de autoria do estudante Simão Pedro: