Iniciação científica: submissão de projetos de pesquisa para seleção de bolsistas ocorre até 1ª de abril

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) publicou edital para seleção de projetos de pesquisa, coordenadores e discentes bolsistas e voluntários para os programas de iniciação científica, o PIBIC, o PIBITI e o PIBIC-EM.

Para concorrer, os interessados devem submeter seus projetos, dentro das exigências estabelecidas, até 1º de abril, por meio da Plataforma Íntegra.

A Propeg informa que não se responsabilizará pela falta de atualização do banco de dados dos Grupos de Pesquisa Uern e do CNPq, por eventuais falhas decorrentes de problemas técnicos da internet, pela não utilização dos devidos formatos dos arquivos digitais, dos provedores utilizados pelos proponentes, bem como de sistemas e equipamentos que venham a impossibilitar ou atrasar a inscrição e submissão dos documentos e projetos necessários para este edital.

Vale registrar que as bolsas serão distribuídas para cada coordenador, obedecendo à ordem decrescente de classificação, na seguinte ordem: primeiro, 100% das bolsas PIBICAf/CNPq, segundo, 100% das bolsas PIBIC/CNPq e, terceiro, 100% das bolsas PIBIC/Uern. Os projetos aprovados como voluntários ficam na suplência das bolsas.

As bolsas, seja no âmbito do CNPq, seja no da Uern, deverão ser obrigatoriamente destinadas pelo coordenador do projeto a um único aluno de iniciação científica e terá uma duração de 12 (doze) meses para o aluno indicado no início da edição 2022/2023 com vigência programada de 1º de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023, salvo alteração de calendário pelo CNPq.

PIBIC é o programa de iniciação científica sobre qualquer tema, PIBITI é voltado à inovação e tecnologia e o PIBIC-EM, destinado a alunos de ensino médio. Para o primeiro e o último, são destinadas 60 bolsas; o segundo oferece onze bolsas.

Para mais informações, confira a página oficial da Propeg (AQUI).