Um 2021 histórico para a Uern

Prestes a se encerrar, 2021 ficará marcado como mais um ano histórico para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Além do protagonismo no combate ao novo coronavírus (Covid-19) e da eleição de uma mulher como reitora, a Instituição conquistou recentemente a tão sonhada autonomia financeira, uma luta encabeçada por muitos ao longo das últimas décadas.

Pelo segundo ano seguido, a Uern foi protagonista no combate à pandemia, seja com alunos, professores e técnicos envolvidos na criação de soluções sanitizantes, pesquisas científicas, na realização de campanhas educativas, eventos e ações de conscientização, seja na vacinação dos mossoroenses.

Em relação ao aspecto administrativo, os segmentos universitários elegeram uma mulher para a função mais alta na hierarquia institucional. Tendo como vice o professor Dr. Francisco Dantas de Medeiros Neto, a professora Dra. Cicília Raquel Maia Leite é a quarta a assumir o cargo.

O professor Chico Dantas, como é mais conhecido, é o primeiro vice-reitor proveniente de um campus avançado.

Antes de Cicília Maia vieram as reitoras Maria Gomes de Oliveira (janeiro de 1973 a janeiro de 1977), Maria das Neves Gurgel de Oliveira Castro (setembro de 1993 a setembro de 1997) e Fátima Raquel Rosado Morais, vice-reitora (2017-2021), que atuou como reitora em exercício entre setembro de 2020 e setembro de 2021.

Cicília Maia tomou posse durante a Assembleia Universitária no dia 28 de setembro último. Na cerimônia que comemorou os 53 anos da Uern, a governadora Fátima Bezerra sancionou a lei que extingue a lista tríplice para nomeação de reitor(a) e vice-reitor(a).

Cicília Maia discursando na solenidade de Posse da Reitoria da Uern. (Foto: Elisa Elsie/Governo do Estado)

Ainda em setembro, o Conselho Universitário (CONSUNI) iniciou a apreciação do novo Regimento da Uern. As atualizações têm o intuito de contribuir com o crescimento e o fortalecimento de uma Universidade cada vez mais democrática, participativa, sustentável, plural, inclusiva e socialmente referenciada. As discussões se encerram no último dia 21.

Entre as principais mudanças aprovadas, está a previsão da institucionalização da política de internacionalização dos programas de pós-graduação Stricto Sensu, bem como o incentivo aos técnicos-administrativos ingressarem nestes programas.

Outra atualização referente aos técnicos diz respeito à alteração do Art. 170, que traz agora a seguinte redação: “Os servidores do corpo técnico-administrativo exercerão suas atividades em quaisquer órgãos ou serviços da Fuern, levando-se em consideração suas habilidades técnicas, cabendo ao presidente da Fuern seu remanejamento por necessidade, podendo inclusive exercerem atividades inerentes à administração Universitária, como direção, chefia, assessoramento e coordenação”.

Conquista

Entre tantos fatos marcantes na história uerniana, destaque para a sua fundação em 28 de setembro de 1968, com a criação da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURRN); a sua estadualização em 08 de janeiro de 1977; o reconhecimento da Universidade pelo Ministério da Educação em 17 de junho de 1933; e a mais recente conquista, a aprovação da autonomia financeira e patrimonial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), na Assembleia Legislativa, dia 16 deste mês.

Governadora Fátima Bezerra sancionará Lei da Autonomia Financeira, na próxima quarta-feira, 29, na Reitoria da Uern

“Essa vitória não é somente da Uern. É de toda a sociedade potiguar que acredita no poder transformador da educação”, destacou Cicília Maia, logo após a conquista.

A governadora Fátima Bezerra sancionará o projeto de lei em Ato Solene na próxima quarta-feira, 29, a partir das 16h, no pátio da Reitoria.

De acordo com a lei proposta, o orçamento anual da Uern tomará por base a receita líquida de impostos estabelecidos pelo poder executivo estadual, por ocasião da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), sendo previsto para a Universidade 2,31% do orçamento do Estado para o ano de 2022; 2,50% para 2023; 2,98% para 2024 e 3,08% a partir de 2025.

Neste final de ano, a tradicional Caravana Natalina foi retomada, levando apresentações musicais temáticas da época e de qualidade a diferentes lugares de Mossoró, Natal, Assú, Pau dos Ferros e Patu.

Para 2022

Para o novo ano que se aproxima, são muitas as expectativas para o crescimento e fortalecimento da Uern, além das mudanças no processo de ensino-aprendizagem.

O semestre letivo 2021.2, iniciado neste mês, prevê a retomada das aulas presenciais a partir de 02 de fevereiro de 2022, depois de quase dois anos de atividades remotas.

Sobre valorização profissional, a Reitoria, docentes e técnicos administrativos esperam que o tão sonhado Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos docentes e técnicos administrativos, que já está em tramitação no Gabinete Civil do Governo do Estado, seja encaminhado para apreciação na Assembleia Legislativa.

Outra pretensão da gestão é realizar um novo concurso público para suprir as vagas existentes em diversos cargos institucionais.