Egressa do Poseduc tem dissertação premiada no Simpósio Internacional Jürgen Habermas

A egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) Thayse Freitas foi laureada, no último mês, com o Prêmio André Berten, concedido pela Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências, durante o Simpósio Internacional Jürgen Habermas, organizado pela Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Thayse obteve o primeiro lugar na categoria dissertação, com o trabalho “Racionalidade comunicativa e o Conselho Escolar: um diálogo possível”.

A pesquisa teve como objetivo central compreender, a partir do diálogo com trabalhos do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, como as relações intersubjetivas travadas em conselhos escolares contribuem para a efetivação de gestões democráticas.

O estudo teve como fonte o Conselho de uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal de Mossoró e foi focado em uma metodologia qualitativa híbrida (presencial e remota), com o uso do estudo de caso instrumental mediante observação não-participante, entrevista semiestruturada e questionário.

“As relações intersubjetivas se referem às relações comunicativas estabelecidas entre os conselheiros, que, nas reuniões do Conselho e nas assembleias escolares, buscam entenderem-se sobre determinada pauta e atingirem consensos. Nós buscamos compreender como essas relações aconteciam, quais princípios as norteavam, qual era a dinâmica organizacional do colegiado, como se dava a participação dos conselheiros nas tomadas de decisão e como os consensos eram alcançados”, ilustra Thayse.

O trabalho foi defendido em julho de 2020 e orientado pela professora Arilene Medeiros.

A dissertação completa pode ser acessada na página do Poseduc.