Edições Uern lançam o e-book “A construção de uma cartografia literária: O humor na obra de Adriana Falcão”

A Editora Universitária da Uern (Edições Uern) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) lançaram nesta semana o e-book “A construção de uma cartografia literária: O humor na obra de Adriana Falcão”.

De autoria da professora Concísia Lopes dos Santos, do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), da Uern Pau dos Ferros, o livro analisa três romances da escritora carioca Adriana Falcão: “Luna Clara e Apolo Onze”, “Sonho de uma noite de verão” e “A comédia dos anjos”.

“A obra de Adriana Falcão é uma rica produção literária. Ela é capaz de unir diferentes situações, das mais inusitadas às mais trágicas, sempre passando pelo humor, o qual não faz apenas rir. Os romances analisados trazem o humor em diferentes formas, o que os torna legítimas obras literárias”, destaca a professora, que também é membro do Grupo de Pesquisa de Literaturas de Língua Portuguesa (GPORT).

A publicação é resultado da tese de doutorado de Concísia, defendida em 2019 no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O trabalho foi orientado pela professora Ilza Matias de Sousa, que também assina o prefácio presente no e-book.

O e-book pode ser acessado neste link.