Governadora Fátima Bezerra faz entrega simbólica de projeto de autonomia financeira da Uern

“Um grande passo rumo à conquista de um sonho”. Assim foi definido pela comunidade acadêmica o ato solene deste sábado, 20, de entrega simbólica do Projeto de Lei que dispõe sobre a autonomia de gestão financeira e patrimonial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), entidade mantenedora da Universidade.

Em um momento histórico, a governadora do RN, Fátima Bezerra, entregou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, representada pelos deputados estaduais Souza Neto e Isolda Dantas, o projeto que garante a autonomia financeira da Uern. A solenidade ocorreu no pátio da Reitoria.

O projeto trata-se de uma das mais importantes pautas da comunidade acadêmica da Uern, que anseia pela autonomia plena há décadas. “A autonomia financeira representa liberdade para a Uern e estabilidade institucional. Essa é uma das lembranças mais significativas da minha história de vida, de ter a oportunidade de entregar esse projeto que representa a realização de um sonho de gerações”, comenta.

A reitoria Cicília Maia reforça que a autonomia financeira é uma luta, um desejo que atravessa gerações na Universidade. “Hoje, a nossa autonomia plena não é mais um sonho, é um projeto que está na Assembleia Legislativa. Um projeto carrega o trabalho coletivo, de pessoas que acreditaram e acreditam que a autonomia financeira é possível”, frisa a reitora.

Para Isolda Dantas, esse é um momento histórico para a Universidade. “É uma conquista de todos nós. Que nos mostra que a luta vale a pena. Tenho orgulho de fazer parte desse ato”, comenta. Souza Neto complementa que esta solenidade é um ato de respeito e reconhecimento à Universidade. “A Uern é patrimônio do RN e tem grande importância para nosso estado. Podem contar com nosso mandato para aprovar esse projeto”, assegura.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes da Uern (DCE/Uern), Yamara Santos, enfatizou que essa é uma conquista de todos que fazem a comunidade acadêmica. O presidente do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Uern (Sintauern), Elineldo Melo, frisa que este é um sonho que vem de muitos anos. “A Universidade tem papel fundamental na transformação de milhares de famílias. Esperamos contar com o apoio da Assembleia Legislativa para aprovação deste projeto”, declara. O presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Neto Vale, lembrou que essa luta é bastante antiga. “Esse momento é um marco, uma conquista de todos os segmentos que participaram desse processo”, comemora.

A professora aposentada da Uern, Ivonete Soares, que participou ativamente da luta pela autonomia financeira da Instituição, comemora essa conquista. “O anúncio da autonomia financeira para a nossa Universidade é um marco de uma nova fase na afirmação e consolidação da Universidade como patrimônio do povo do Rio Grande do Norte. É a conquista de uma luta muito marcante de todos que fazem a Uern”, declara.

O projeto de autonomia financeira da Universidade tramita na Assembleia Legislativa em caráter prioritário. “Vamos dialogar com os deputados estaduais para que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível, até o final do ano. Quero voltar à Universidade e sancionar a Lei que garante a sua autonomia financeira”, diz a governadora Fátima Bezerra.