Uern realizará Semana da Consciência Negra de 15 a 20 de novembro

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), instituições e coletivos realizarão, no período de 15 a 20 de novembro, uma programação especial com debates, discussões e atividades culturais durante a Semana da Consciência Negra.

Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o apoio de diversos setores da Universidade e da comunidade externa, o evento tem o objetivo de enfatizar a representatividade, a força e os anseios da população negra.

O evento marca também o primeiro 20 de novembro a estar instituído no calendário acadêmico como Dia Internacional de Zumbi e da Consciência Negra, medida aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) no último dia 3 de novembro.

“A Semana da Consciência Negra promovida pela Uern é o resultado de um esforço conjunto de muita gente. Convidamos coletivos e entidades ligadas ao movimento negro, em Mossoró, para construir a semana junto com a Universidade. Assim, construímos uma programação muito bonita, diversificada e potente”, destacou Esdras Marchezan, pró-reitor de Extensão.

Para a pró-reitora adjunta de Extensão, Eliane Anselmo, a articulação de diversos segmentos da sociedade tornou possível a construção de uma semana muito bonita.

“Vejo com enorme satisfação essa grande articulação promovida pela Uern, por meio da Proex e do Neabi. São essas parcerias que fortalecem e ajudam a construir uma universidade socialmente afrorreferenciada, inclusiva e includente. A Uern segue no seu compromisso com a sociedade, no combate ao racismo, à intolerância religiosa e no fortalecimento da identidade e da cultura negra”, comentou.

O professor Hallyson Dantas, diretor de educação, cultura e artes da Proex, destaca que a importância do evento se dá a partir da reflexão e das discussões sobre representatividade, anseios e a força que a comunidade negra exige no contexto social atual.

“Essa programação foi pensada a partir de um coletivo de trabalho envolvendo várias instituições que trabalham com ações na área de religião, na área de cultura, na área de arte e que estarão desenvolvendo atividades diversas dentro da programação”, acrescentou.

O planejamento da semana está alinhado com a política institucional de valorização e fortalecimento das ações afirmativas no âmbito da Uern. Com uma política de cotas étnico-raciais definida para acesso aos cursos de graduação e pós-graduação, a Universidade trabalha agora para ampliar a política de assistência e permanência estudantil para os estudantes negros.

Confira na galeria abaixo a programação detalhada: