Núcleo de Prática Jurídica apresenta resultados de atendimento remoto

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Direito (FAD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) consolidou, em seu relatório semestral, o número de atendimentos do semestre 2020.2.

Além disso, foi possível avaliar os resultados do projeto-piloto, realizado durante o mês de setembro do semestre vigente de 2021.1, para atendimento remoto de casos novos.

Segundo a coordenadora Acadêmica e Administrativa do NPJ, a professora Ma. Cintia Sousa de Freitas, o NPJ manteve o atendimento remoto para quem já era assistido, isto é, dos que tinham processo protocolado antes da pandemia.

E com a consolidação do serviço remoto, houve ampliação dos canais de trabalho e o reinício do atendimento de casos novos, a partir de um projeto-piloto que se desenvolveu via plataforma “Google Meet” para atender a comunidade de forma remota.

Com a novidade, foi possível reunir, no mesmo local, docentes, discentes e assistidos, de forma remota.

“Implementamos o projeto-piloto, durante o mês de setembro de 2021, para que tivéssemos condição de avaliar se este atendimento era realmente possível e viável. Concluímos que o projeto, apesar de ter tido um período curto de duração, gerou excelentes resultados, sendo um grande sucesso”, destacou a professora.

Quanto aos dados, no semestre de 2020.2, o NPJ realizou, no total, 953 atendimentos remotos, sendo 406 atendimentos pelo Setor Jurídico e 547 pelo Setor de Atendimento/Cadastro. Destes, 395 correspondem aos já assistidos pelo NPJ e 152, ao público externo, ou seja, pessoas que entraram em contato para sanar dúvidas jurídicas gerais e/ou obter informações sobre assuntos diversos.

Por outro lado, no semestre atual de 2021.1, a partir do projeto-piloto, o atendimento foi ampliado para que docentes e discentes-estagiários pudessem também atender a comunidade de forma remota, para protocolo de novos casos (petição inicial), o que ocorreu durante todo o mês de setembro de 2021. Foram 35 atendimentos em apenas um mês.

Para Cíntia Freitas, os resultados somente foram possíveis com muito planejamento e trabalho árduo da equipe, de maneira que se consolidou um modelo remoto de serviço que trouxe grande aprendizado para quando se der o retorno dos atendimentos presenciais.

Os dados gerais de todos os atendimentos ocorridos no semestre 2021.1 serão divulgados após o término do semestre vigente, com a consolidação dos dados.