Outubro Rosa: Uern lança projeto itinerante de conscientização para o autocuidado

Dentro da programação do Outubro Rosa, na tarde desta segunda-feira (18), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deu início à “Passarela do autocuidado”, exposição integrada e interativa sobre o tema.

“Trata-se de mais uma ação que extrapola os muros da Universidade. E esta é a nossa missão”, comentou a reitora da Uern, Cicília Maia, que alertou para a incidência desse tipo de câncer também em homens. A reitora disse ainda esperar “que essa seja a primeira de muitas ações” dessa natureza.

Na oportunidade, a servidora aposentada Célia Maria foi homenageada. Curada do câncer de mama, sua história de superação inspirou pessoas próximas na luta contra a doença. “Nós agradecemos toda a sua contribuição à nossa Instituição”, afirmou a reitora à servidora aposentada.

De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabel Amaral, o evento “foi pensado com muito cuidado e muito carinho”, por isso a gestora agradeceu a acolhida da proposta, e as parcerias firmadas. Ela lembrou sobre a necessidade de se realizar o cuidado o ano inteiro, não apenas em outubro.

Luiz Minto, aluno do 8º período do curso de Medicina da Uern e coordenador do Centro Acadêmico Carlos Ernani Rosado, também destacou a necessidade dos exames masculinos e do autocuidado frequente.

“A mensagem não é só um estímulo para fazer o autoexame, mas também para trazer uma mensagem de esperança, para motivar as pessoas que se cuidem o ano inteiro”, disse.

Do mesmo modo se pronunciou a estudante Bruna do Nascimento, integrante do Projeto de Extensão “Pronto Sorriso”, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da Uern: “Existem muitas pessoas que acham que essa é uma doença exclusiva da mulher”. Para ela, contudo, é momento de “quebrar o tabu” quanto ao tema.

A programação do Outubro Rosa da Uern é resultado da articulação da Progep com a Faculdade de Enfermagem, a Faculdade de Medicina, a Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde Família e Comunidade da UERN, o Núcleo de Práticas Integrativas (NUPICS/FAEN/UERN), o Centro Acadêmico do Curso de Medicina da UERN e a Liga de Ginecologia e Obstetrícia.

Aberto a toda a sociedade, o evento dura até o dia 21 deste mês.