II Congresso Nacional Uern inicia programação e segue até sexta-feira

Com o tema “(Re)Conexões para a educação do amanhã”, o II Congresso Nacional Uern deu início na noite desta segunda-feira (20) à sua programação, que conta com conferências, oficinas, exibições de vídeos e salas temáticas, estendendo-se até a próxima sexta-feira (24).

Realizado de forma on-line, o evento conta com a participação de estudantes, pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas, de diferentes estados do País.

“O Congresso Nacional da Uern já pode se considerar extremamente promissor e em fase de consolidação em nível nacional. Já temos mais de duas mil inscrições, para nossas oficinas, salas temáticas e conferências. Isso mostra o quanto o primeiro congresso deixou expectativa e fez com que as pessoas se interessassem em vivenciar e abrilhantar as nossas discussões”, destacou a reitora em exercício da Universidade, professora Fátima Raquel, durante a abertura do evento.

O encontro, salientou a professora, conta com participantes de 12 estados, entre alunos, professores e pesquisadores. “Isso faz com que o nosso segundo congresso esteja, sim, na pauta de educadores de estudantes e interessados em discutir esse tema e conhecer um pouquinho da nossa universidade”, frisou.

Ainda durante a abertura do congresso, a coordenadora do encontro, a técnica-administrativa Emanuella Veras, também ressaltou a procura expressiva e o interesse por parte dos congressistas.

“O congresso foi um desafio, mas muito positivo. Nossas inscrições nas salas temáticas e conferências só aumentam. Já as oficinas ficaram todas lotadas antes do prazo, porque a procura foi muito grande. Isso nos engrandece, por saber que os congressistas estão em busca de conhecimento. E que bom que nossa instituição está conseguindo levar essas informações para todos”, destacou Emanuella.

Nesta edição, o congresso também faz uma homenagem ao centenário de nascimento do educador Paulo Freire, patrono da Educação brasileira.

Além disso, o evento também conta com mostras de projetos de ensino, pesquisa e extensão e de ações artísticas e culturais. As exibições serão feitas através do Curta Ciência, com estudantes e pesquisadores apresentando projetos em vídeos de três minutos de duração; e do Curta Arte, que reúne apresentações artísticas feitas pela comunidade acadêmica.

Educação híbrida

A abertura do evento foi marcada pela conferência “O ensino remoto para uma educação híbrida: Que lições aprendemos sobre a educação mediada pelas tecnologias digitais em rede?”, ministrada pelo professor Mariano Pimentel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio). A mediação foi feita pela professora Mayra Ribeiro, da Faculdade de Educação (FE).

Ao longo da palestra, Mariano Pimentel discutiu uma série de questões relacionadas ao ensino remoto ou híbrido e às diferentes possibilidades de usos de ferramentas e metodologias nesse processo.

O professor fez alertas sobre os riscos ligados à precarização do ensino e às potencialidades das novas modalidades à disposição dos professores, além de debater pontos ligados à gamificação, redes e comunidades virtuais, interatividade e abordagens didático-pedagógicas.

A conferência completa pode ser assistida neste link.

A programação do evento e o link para inscrições podem ser acessadas na página do encontro.