Projeto de extensão dá voz a narrativas de pessoas com deficiência física

O projeto de extensão “Histórias em cadeira de rodas – narrativas de acessibilidade na voz das pessoas com deficiência física pelo direito à educação e à inclusão” promove mais um encontro no próximo dia 24 de agosto. A iniciativa é desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O encontro será às 14h, pela plataforma Google Meet, e debaterá os temas “Do Direito ao Trabalho – ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas” e “Do aluno ao professor: desafios pela conquista de espaços no mercado de trabalho”. Os debates terão como palestrantes a advogada, especialista em Direito do Trabalho, Laryce Mayara de Oliveira Araújo, e o graduado em Letras Língua Espanhola, Lucas Agostinho da Silva, respectivamente.

O projeto de extensão tem por objetivo compartilhar as histórias de acessibilidade na voz das pessoas com deficiência física/cadeirantes, com vistas à autonomia e independência. Suas narrativas permitirão que os participantes percebam sua trajetória de vida e superações de barreiras atitudinais, físicas e arquitetônicas. O projeto contará com 18 palestras, duas a cada mês, até dezembro.

“Sem sombra de dúvida, os espaços de compartilhamento das histórias de acessibilidade na voz das pessoas com deficiência física/cadeirantes, com vistas à autonomia e independência, são relevantes. Com pertinência, somam-se reflexões sobre espaços de aprendizagem ao se discutir os processos de (auto) formação e práticas educativas, as narrativas reflexivas de histórias de vida, as (auto) biografias, as identidades e memórias, a educação especial na perspectiva da educação inclusiva para pessoas com deficiência e o lugar da acessibilidade e efetivação de direitos”, declara a titular da DAIN, a profª Drª Ana Lúcia Aguiar.