I Seminário PIBID e PRP da Região Nordeste será realizado entre 10 e 13 de agosto

Entre os dias 10 e 13 de agosto, ocorrerá o I Seminário PIBID e PRP da Região Nordeste. O evento é uma iniciativa dos docentes orientadores, coordenadores de área e coordenadores institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP).

Reunindo cerca de dez mil participantes de diversas instituições de ensino superior do Nordeste, o seminário proporcionará o debate sobre “Os Saberes e Práticas Constitutivos da Formação Inicial em Tempos de Adversidade”, a exemplo do ensino remoto, estratégias de ensino, uso de tecnologias digitais em sala de aula e, ainda, sobre os desafios que a suspensão das aulas presenciais representou para a formação dos futuros professores.

O evento ocorrerá de forma totalmente gratuita e on-line. Será organizado por coordenadores institucionais dos nove estados da região e será transmitido por diferentes plataformas digitais disponíveis em cada instituição participante.

Além do volume de relatos de experiências e artigos científicos (cerca de 2 mil), o evento terá oito mesas-redondas, dezessete grupos de trabalho, dezenove oficinas e vinte e cinco minicursos.

Como atividade inicial, no dia 10, às 17h, a convidada será a professora Bernadete Gatti, da Fundação Getúlio Vargas, e a atividade final será constituída de um Fórum que reunirá diferentes representações educacionais a exemplo do FORPIBID, COGRAD e coordenações institucionais dos dois Programas.

A realização do evento inaugura um marco na trajetória dos dois Programas porque reúne as principais IEs do Nordeste, dentre elas, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Na oportunidade, orientados pelos coordenadores de área, supervisores, preceptores e docentes orientadores, discentes do PIBID e do PRP apresentarão artigos e relatos de experiências resultados das atividades vivenciadas até o momento nos subprojetos. À frente da coordenação dos grupos de trabalhos e da comissão científica do evento, além das coordenadoras institucionais dos dois programas, estão envolvidos coordenadores de área e docentes orientadores. Os discentes colaboram com apoio na monitoria. A programação do evento conta, ainda, com minicurso e oficina, coordenado por discentes, professores orientadores e coordenadores de área dos dois programas formativos da Uern.

As coordenadoras institucionais dos Programas Formativos da Uern, a profa. Dra. Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira, do PIBID, e a profa. Dra Maria da Conceição Vieira de Almeida, do PRP, destacam que: “A participação da Uern em um evento dessa grandeza e relevância permite trocas de experiências entre instituições e programas, ampliando as discussões acerca dos desafios, possibilidades e impactos do PIBID e PRP para formação docente no contexto pandêmico. Conhecer as diversas realidades vivenciadas durante esse período fortalece e dar visibilidade às atividades já desenvolvidas nos programas formativos da instituição”.

Saiba mais AQUI