Professores e estudantes da FAD publicam artigo em revista Qualis A1

O professor Dr. Lauro Gurgel e os discentes Francisco Cavalcante e Tharleton Luis, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN), publicaram artigo na Revista Direito e Práxis, do Rio de Janeiro. O periódico tem Qualis A1 em Direito.

Intitulado “Acesso ao ensino superior: efetividade normativa das cotas socioeconômicas”, o artigo tem como objetivo avaliar se esse modelo de ação possui efetividade normativa no âmbito da Faculdade de Direito da Uern e mapear experiências nesse sentido.

“A ideia era investigar o senso comum de que os cotistas são menos preparados para acompanhar o curso e que, portanto, levavam a uma retenção. A pesquisa mostrou que a adoção do sistema de cotas não impactou no fluxo regular do curso, pelo contrário, o tempo médio de permanência até diminuiu”, informa o professor Lauro Gurgel.

O artigo é fruto de um estudo de caso com estudantes do curso de Direito. A pesquisa mostrou que a política de cotas tem se revelado efetiva ao atender as expectativas geradas pela lei instituidora, garantindo o ingresso e a formação jurídica de modo equitativo a pessoas de menor poder aquisitivo.

O artigo pode ser acessado aqui.

Texto: Adriana Morais.