Uern atua diretamente na vacinação dos mossoroenses

Se a causa é social, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) faz questão de estar ainda mais presente na vida do povo e das instituições potiguares. Tem sido assim desde o começo da vacinação contra a Covid-19 em que professores e estudantes têm atuado no processo de imunização dos mossoroenses.

Além da estrutura colocada à disposição da Prefeitura Municipal de Mossoró, a Universidade oferta há mais de três meses sua força humana para combater a pandemia do novo coronavírus.

Os voluntários – docentes e estudantes de Medicina e Enfermagem – estão presentes nas Unidades Básicas de Saúde e no ginásio do Serviço Social da Indústria (SESI) ajudando na recepção, triagem, orientação e na própria aplicação das vacinas.

O município estava com dificuldade de abrir as unidades de saúde nos finais de semana – o que era também uma reivindicação da população – e foi aí que entraram a Uern e outras instituições de ensino, especialmente da área da saúde, se dispondo a contribuir para acelerar a vacinação.

Protagonismo da Uern é reconhecido pela população e municipalidade

“A Uern é parceira da Prefeitura há muito anos em outras campanhas de vacinação. Desde o início da vacinação contra a Covid, nos aproximamos do município pra contribuir com esse momento. Colocamos nossos recursos humanos, estrutura e o que mais fosse necessário pra colaborar”, comentou a professora Jessica Neiva Figueiredo, titular da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

A diretora da Faculdade de Enfermagem (FAEN), professora Dra. Érica Louise Bezerra, atua na coordenação do pessoal da Uern e também aplicando as vacinas. Nos últimos três meses, ela tem presenciado grandes experiências e lições de vida, como a de um egresso da Uern que se vacinou dias depois de perder o pai para a doença. A emoção comoveu a todos os presentes.

“São muitas histórias e transformações de vida. É um imenso prazer, uma satisfação, fazer parte dessa Universidade socialmente referenciada e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Além de tocar os corações, não apenas dos que recebem a vacina, mas do que oferecem a vacinação, contribuir com o nosso município e salvar vidas. É um propósito muito bonito desse voluntariado”, destacou a docente.

A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, agradeceu a Uern pelo empenho ao longo do processo do “Mossoró Vacina”.

Estudantes de vários períodos estão na linha de frente da vacinação

“É difícil até dizer qual foi o papel da Uern nesse serviço, porque não é só simplesmente ser voluntário. Ela nos possibilitou seguir em frente na vacinação para alcançar o maior número de pessoas possíveis. O município e toda a população de Mossoró são muito gratos à Uern. É difícil falar de um trabalho excepcional e espetacular que a Uern vem executando junto ao município. Somos muito gratos, muito obrigada!”, ressaltou a secretária.

Para o coordenador de imunizações de Mossoró, o apoio das equipes da Uern tem sido primordial para o enfrentamento da doença.

“É só gratidão e que essa parceria continue por muito tempo, porque essa pandemia não acabou e, pra controle e a eliminação desse vírus, a gente tem que continuar vacinando. Se Deus quiser, até o final do ano, a gente tem concluído a vacinação da população maior de 18 anos”, destacou.

Solidariedade

A Prefeitura de Mossoró pede aos mossoroenses para levar alimentos não-perecíveis aos pontos de vacinação para ajudar famílias carentes do município. Em mais um gesto de solidariedade, no momento em que se iniciou a imunização dos trabalhadores em educação do ensino superior, professores e técnicos administrativos da Uern se uniram e doaram cerca de 1.200 quilos de alimentos para a campanha.