Reitora busca liberação de recursos no FNDE para equipamentos e obras na UERN

A reitora em exercício da Uern, Fátima Raquel, e a chefe de gabinete e reitora eleita, Cicília Maia, participaram de reunião de trabalho com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, na tarde desta quarta-feira (09), em Brasília, discutindo com o órgão a agilidade na liberação de recursos oriundos de emendas parlamentares federais indicadas para a Uern entre os anos de 2017 e 2020. A reunião contou com a participação do deputado federal Beto Rosado (PP), que acompanhou as duas na agenda de trabalho na capital federal.
Na conversa com o presidente do FNDE, a reitora Fátima Raquel falou sobre a importância da liberação dos recursos para que a universidade possa executar obras estruturantes importantes para a instituição, como muitas das que estão previstas com recursos da emenda federal de bancada indicada em 2020. Além disso, destravar emendas mais antigas é fundamental para que outras ações já iniciadas possam ser concluídas.
“A equipe da universidade mantém diálogo constante com o FNDE, cumprindo diligências e solicitações feitas pelo órgão para que seja possível avançar na execução de ações que contam com recursos federais. Em alguns caso, necessitamos de mais agilidade na análise das respostas da universidade e na liberação dos recursos para que possamos concluir os processo e entregar as obras e equipamentos à comunidade acadêmica. Hoje, contamos com a compreensão do presidente do FNDE e com o compromisso de contribuir com a Uern neste sentido”, explicou a reitora.

Entre os convênios entre FNDE e UERN que estiveram em pauta, estão os que tratam da construção da 3ª e 4ª etapa da sede da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT (2017-2018); da ampliação dos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde – FACS (2018); da construção de cerca e posto de vigilância no Campus Central (2019); da construção de banheiros e rede coletora de esgoto no Campus Central (2019); da construção da biblioteca do Campus de Assu (2020), e da construção do prédio sede para as atividades da empresa júnior da Faculdade de Ciências Econômicas – FACEM. Todos estes convênios aguardam análise de projeto pela equipe do FNDE.
“Naqueles convênios que se encontram mais avançados, obtivemos o compromisso do presidente do FNDE de maior rapidez na liberação dos recursos para que a universidade possa adquirir os equipamentos previstos”, comentou a professora Cicília Maia, reitora eleita da Uern. Um destes convênios, de 2019, é o que prevê a aquisição de um micro-ônibus para integração à frota da universidade, com uso no Campus de Pau dos Ferros. “Nesse caso, em específico, esperamos já poder entregar, em breve, esse equipamento à comunidade”, destacou.

Reitora Fátima Raquel tratou sobre liberação de recursos financeiros oriundos de emendas parlamentares

As duas trataram também dos convênios que tratam da aquisição de equipamentos para uso na: implementação e gerenciamento dos sistemas integrados de gestão – SIG; implantação e hospedagem de sistemas administrativos e acadêmicos da Uern; melhoria do aparelhamento da tecnologia da informação do Campus de Caicó, e construção de bloco multidisciplinar para atividades acadêmicas no Campus de Caicó. O aditivo de vigência do convênio que trata da construção do Campus de Apodi e do Núcleo de Prática Jurídica também estiveram na pauta.
“A execução de obras com recursos oriundos de emendas parlamentares federais depende de muitas etapas, principalmente quando se trata de instituições de ensino estaduais. Por isso é tão importante essa relação direta com a equipe do FNDE para que possamos avançar e concluir os trabalhos. Para isso contamos com apoio fundamental de nossos deputados e senadores, e aqui agradecendo em especial ao deputado Beto Rosado por todo o apoio que tem prestado à universidade, através de emendas e também no acompanhamento de nossas pautas aqui em Brasília”, destacou a professora Fátima Raquel.