Festuern ganhará novo formato em sua 15ª edição

O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern) está de volta em 2021, só que dessa vez em um formato totalmente virtual. A partir desta sexta-feira, 28, até o dia 15 de junho, estarão abertas as inscrições para a seleção de escolas participantes da 15ª edição do evento.

“Letramento e arte: direito humano” é o tema do evento destinado aos grupos de teatro das escolas públicas. Serão selecionadas até 32 instituições, sendo, no mínimo, 70% de escolas do Estado do Rio Grande do Norte e no máximo 30% de escolas de outros estados.

A chefe do setor administrativo de Produção Cultural da Diretoria de Educação, Cultura e Artes (Deca) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Alexsandra Gomes, lembra que a intenção logo após a 14ª edição em 2019 era de fazer um festival ainda maior em 2020 para comemorar a marca de 15 edições, mas aí veio a pandemia do novo coronavírus e impediu os planos.

“Como realmente não tem previsão para voltarmos ao normal, o Festuern teve que se reinventar, assim como todas as outras atividades institucionais. E se tem uma coisa que a Uern faz bem é se reinventar e fazer com o que se tem”, comentou a professora.

O Festuern é dividido em três fases: pré-festival (inscrição e oficinas), festival (apresentação dos espetáculos dos grupos escolares que será realizado de forma on-line dentro da programação da “Mostra Virtual”) e pós-festival (seminário de avaliação).

A partir das oficinas de dramaturgia, audiovisual e de outros enfoques, os coordenadores e alunos das escolas vão produzir vídeos que serão exibidos numa amostra virtual comemorativa, em setembro, pelos 53 anos da Uern.

“Nós estamos empenhados e empolgados pra que tudo dê certo, tentando contactar o maior número possível de pessoas interessadas, as escolas, coordenadores antigos, e fazer uma retrospectiva histórica de tudo que foi feito nesses 15 anos”, completou Alexsandra Gomes.

O Edital Nº 05/2021 – DECA/PROEX/UERN com todas as regras da seleção das escolas também será publicado no Jornal Oficial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Jouern) desta sexta-feira, 28.