Reitora defende inclusão da Abruem em gestão do Programa Idioma sem Fronteiras

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Profª. Drª. Fátima Raquel Morais, participou, nesta quarta-feira (26), da reunião ordinária da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que aconteceu mais uma vez de forma remota, através da plataforma Google Meet.

A reunião foi presidida pelo reitor Rodrigo Zanin, presidente da associação. Um dos pontos de pauta foi a adesão das universidades filiadas à Abruem ao Programa Idioma sem Fronteiras através da Rede Abruem. A reitora da Uern defendeu que a entidade tenha um assento no núcleo gestor do programa como condição para a adesão à rede.

“As universidades estaduais têm muito a contribuir com esse programa, porém a adesão ao Idioma sem Fronteiras vai acarretar muitas mudanças e é preciso pensar nessa adesão e nesse formato, e defendo que a Abruem, sendo essa entidade grande e forte, precisa ter um acento no núcleo para contribuir com essa construção, e não somente entrar como participante”, argumentou a reitora.

Durante a reunião, os reitores também avaliaram as reuniões realizadas entre universidades e os técnicos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) visando à liberação de recursos referentes a convênios, em sua maioria, advindos de emendas parlamentares. Segundo relato dos reitores, o diálogo com o FNDE foi facilitado após a intervenção da Abruem, no entanto, em sua maioria, a maior dificuldade está na liberação de recursos antigos.

A Abruem é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.