Departamento de Geografia de Pau dos Ferros conta com estação meteorológica automática

O Departamento de Geografia do Campus Avançado de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conta com uma estação meteorológica automática.

O equipamento foi instalado no mês de janeiro através de parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Centro Regional do Nordeste (INPE/CRN).

O equipamento permite a coleta de dados meteorológicos de forma totalmente automatizada, por meio de sensores que emitem sinais elétricos que são captados por um sistema de aquisição de dados (Datalogger), possibilitando que o armazenamento e o processamento dos dados sejam informatizados e armazenados nos computadores do Laboratório de Geoprocessamento – LAGEO.

“Este equipamento enquadra-se como uma ferramenta fundamental para monitorar as condições meteorológicas, através de dados como temperatura (máxima, mínima), umidade do ar, precipitação pluviométrica, velocidade e direção dos ventos, dentre outros. Neste sentido, será possível construir um banco de dados meteorológicos que, com o passar do tempo, possibilitarão acesso às informações e dados das condições climáticas históricas para o município de Pau dos Ferros”, diz a Dra. Jacimária Fonseca de Medeiros, chefe do Departamento de Geografia e professora de Climatologia, que vem trabalhando com o professor Dr. Franklin Roberto da Costa na tabulação dos dados, fazendo a apresentação através das redes sociais do departamento e no site oficial e na página da Uern.